(UNESP) No processo de respiração, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões devido às diferenças de pressão, de modo que, quando não há fluxo de ar, a pressão no interior dos alvéolos é igual à pressão atmosférica. Na inspiração, o volume da cavidade torácica aumenta, reduzindo a pressão alveolar de um valor próximo ao de uma coluna de 2 cm de H2O (água). Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s² e a massa específica da água igual a 1,0 x 10³ kg/m³, a variação da pressão hidrostática correspondente a uma coluna de 2,0 cm de H2O é
Questões relacionadas
- Física
Duas cargas elétricas pontuais, Q=2. 10-6 C e q=0,5 .10-6 Cestão amarradas à extremidade de um fio isolante. A carga q possui massa 10g e gira em uma trajetória de raio R=10cm,vertical, em torno da carga Q que está fixa:
Sabendo que o maior valor possível para atração no fio durante esse movimento é igual a T=11N determine o módulo da velocidade tangencial quando isso ocorre:
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UNIT)
O heredograma representa a distribuição genética de uma patologia evidenciada em quatro gerações de uma família. A partir da análise dos dados, pode-se afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O rio que fazia uma volta atrás de nossa casa era a imagem
de um vidro mole que fazia uma volta atrás de casa.
Passou um homem depois e disse: Essa volta que o rio faz
por trás de sua casa se chama enseada.
Não era mais a imagem de uma cobra de vidro que fazia
uma volta atrás da casa.
Era uma enseada.
Acho que o nome empobreceu a imagem.
BARROS, M. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Manoel de Barros desenvolve uma poética singular, marcada por “narrativas alegóricas”, que transparecem nas imagens construídas ao longo do texto. No poema, essa característica aparece representada pelo uso do recurso de:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A sociedade atual testemunha a influência determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo daquelas relacionadas com o computador e a internet. Entretanto, parcelas significativas da população não têm acesso a tais tecnologias. Essa limitação tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemática, dá-se o nome de exclusão digital.
No contexto das políticas de inclusão digital, as escolas, nos usos pedagógicos das tecnologias de informação, devem estar voltadas principalmente para:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que o teatro surgiu no Brasil no século XVI, sob forma de propaganda político-religiosa, tendo na figura de padre Anchieta seu mais destacado nome. Era um teatro intencionalmente catequista, bem ao caráter do perfil colonizador português. Encenavam-se autos, que se mantinham fiéis à tradição religiosa medieval, incluindo ainda diversos elementos populares associados a maneiras indígenas.
A chegada da família real portuguesa, no século XIX, acelerou o vigor teatral brasileiro. O Romantismo teria papel exponencial na afirmação do teatro, uma vez que a grande maioria dos autores desse período dedicava-se a compor peças teatrais.
Martins Pena (1815-1848) foi o primeiro grande nome do teatro nacional, o fundador da comédia de costumes brasileira. Em sua carreira, figuram 20 comédias e seis dramas. Apesar disso, o teatro de Martins Pena não resiste, em termos estritos de crítica, a uma análise mais profunda. Embora dotado de agudo senso de tipificação e de uma linguagem realmente popular, isenta de preciosismos e pieguices, o autor mantém-se alheio à estrutura colonialista da época, perdendo-se muitas vezes em sátiras artificiais. O noviço é, certamente, sua principal obra romântico-naturalista.
O teatro brasileiro. Coleção Super. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 10 mar. 2021.
O teatro brasileiro surgiu no período colonial e suas características e propósitos eram bastante claros. De acordo com o fragmento de texto, em relação ao teatro no Brasil,