(EEAR) Em um sistema de vasos comunicantes, são colocados dois líquidos imiscíveis, água com densidade de 1 g/cm³ e óleo com densidade de 0,85 g/cm³. Após os líquidos atingirem o equilíbrio hidrostático, observa-se, numa das extremidades do vaso, um dos líquidos isolados, que fica a 20 cm acima do nível de separação, conforme pode ser observado na figura.
Determine o valor de x, em cm, que corresponde à altura acima do nível de separação e identifique o líquido que atinge a altura x:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UNIPÊ) Um condutor retilíneo de comprimento 20,0cm é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 4,0A e imerso em uma região onde existe um campo magnético uniforme e constante de intensidade 5,0mT. Considerando que o condutor se encontra disposto perpendicularmente às linhas de indução do campo, é correto afirmar que o módulo da força magnética atuante sobre ele, em mN, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Santo do Pau Oco
Não tinha nome, ou se o tivera já se esquecera dele. E ninguém lhe deu outro. Chamavam-no de diversas maneiras: o Santo, o Aluado, o Madeirinha, o Oco do Pau.
Esse último apelido tinha como causa a resposta que ele sempre dava, fosse qual fosse o assunto: “Tudo bem no oco do pau”. Porque morava no interior de uma oiticica de raízes enormes e expostas – cavidade tão grande que um homem podia deitar-se lá dentro. Era o que ele fazia, gabando as comodidades: “No oco do pau não chove. É lugar fresco, protegido do vento, e eu o conservo muito limpinho”.
Não dizia muita coisa além disso. Quase não vinha à cidade e alimentava-se da natureza. Começaram a dizer que fazia milagres. Teve que fazê-los, mas isso o aborrecia muito. Não queria a entrada de sua casa de buraco repleta de gente. Nem tudo agora ia bem no oco do pau.
Para defender-se, treinou uma cobra inofensiva e colocou-a na defesa de sua intimidade. Os crentes não se atemorizavam com sua presença, e ela mordia de leve, sem envenenar ninguém. Acabou sendo considerada anjo porteiro do oco do pau.
O Madeirinha mudou-se e ninguém mais o viu.
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Santo do Pau Oco”. In: Contos Plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
Vocabulário:
Oiticica – tipo de árvore.
O conflito é desencadeado na narrativa porque:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Antiode
Poesia, não será esse
o sentido em que
ainda te escrevo:
flor! (Te escrevo:
flor! Não uma
flor, nem aquela
flor-virtude – em
disfarçados urinóis).
Flor é a palavra
flor; verso inscrito
no verso, como as
manhãs no tempo.
Flor é o salto
da ave para o voo:
o salto fora do sono
quando seu tecido
se rompe; é uma explosão
posta a funcionar,
como uma máquina,
uma jarra de flores.
MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento).
A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(CFTRJ) ... o geólogo Leziro Marques Silva, da Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, investigou a situação de 600 cemitérios do país (75% municipais e 25% particulares) e constatou que de 15% a 20% deles apresentam contaminação do subsolo pelo necrochorume, líquido formado quando os corpos se decompõem. Cerca de 60% dos casos foram observados em cemitérios municipais. A contaminação é detectada por análises físicas, químicas e bacteriológicas de amostras de água do lençol freático sob os cemitérios ou em suas proximidades...
... O necrochorume é o principal responsável pela poluição ambiental causada pelos cemitérios. É um líquido viscoso, de cor castanho-acinzentada, com 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas degradáveis. Apresenta variado grau de patogenicidade, por causa da presença de vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças. Cada quilo de massa corpórea do cadáver gera 0,6 litro de necrochorume.
Fonte: Costa Silva, R. W. e Malagutti Filho, W. Cemitérios
A contaminação do solo e, consequentemente, do lençol freático, depende de vários fatores, tais como a permeabilidade, retenção de partículas e a distância do corpo d’água. Dentre as alternativas abaixo, qual seria o procedimento adequado para evitar, com eficácia, a contaminação do lençol freático?
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
No processo de transmissão da febre amarela, sabe-se que apenas as fêmeas dos mosquitos se alimentam do sangue de seres humanos e macacos.
Um aspecto favorecido por esse tipo de alimentação é: