(CFT-MG) Quatro funcionários de uma empresa receberam a tarefa de guardar caixas pesadas de 100 kg em prateleiras elevadas de um depósito. Como nenhum deles conseguiria suspender sozinho pesos tão grandes, cada um resolveu montar um sistema de roldanas para a tarefa. O dispositivo que exigiu menos força do operário que o montou, foi
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNINORTE) Um móvel descreve um movimento cuja função horária do espaço é representada, com uma boa aproximação, por S = 30 – 10t – 2t², sendo t expresso em segundos e S, em metros.
Nessas condições, pode-se afirmar que o móvel realiza um movimento retilíneo
- Matemática | 10. Estatística
A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda.
Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas empresas de maior média anual.
As empresas que este investidor escolhe comprar são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base: Leia o texto a seguir, observando com atenção a figura, a fim de responder à questão. Manifesto contra publicidade infantil convoca o público por Rogério Ferro, da equipe Akatu. 10 dez 2009. Carta, apoiada pelo instituto Akatu, reconhece a vulnerabilidade da criança. Veja a seguir o texto do manifesto: Manifesto pelo fim da publicidade e da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil Em defesa dos diretos da infância, da Justiça e da construção de um futuro mais solidário e sustentável para a sociedade brasileira, pessoas, organizações e entidades abaixo assinadas reafirmam a importância da proteção da criança frente aos apelos mercadológicos e pedem o fim das mensagens publicitárias dirigidas ao público infantil.
A criança é hipervulnerável. Ainda está em processo de desenvolvimento biofísico e psíquico. Por isso, não possui a totalidade das habilidades necessárias para o desempenho de uma adequada interpretação crítica dos inúmeros apelos mercadológicos que lhe são especialmente dirigidos.
Consideramos que a publicidade de produtos e serviços dirigidos à criança deveria ser voltada aos seus pais ou responsáveis, estes sim, com condições muito mais favoráveis de análise e discernimento. Acreditamos que a utilização da criança como meio para a venda de qualquer produto ou serviço constitui prática antiética e abusiva, principalmente quando se sabe que 27 milhões de crianças brasileiras vivem em condição de miséria e dificilmente têm atendidos os desejos despertados pelo marketing. A publicidade voltada à criança contribui para a disseminação de valores materialistas e para o aumento de problemas sociais como a obesidade infantil, erotização precoce, estresse familiar, violência pela apropriação indevida de produtos caros e alcoolismo precoce.
Acreditamos que o fim da publicidade dirigida ao público infantil será um marco importante na história de um país que quer honrar suas crianças. Por tudo isso, pedimos, respeitosamente, àqueles que representam os Poderes da Nação que se comprometam com a infância brasileira e efetivamente promovam o fim da publicidade e da comunicação mercadológica voltada ao público menor de 12 anos de idade. Disponível em: <http://zip.net/brlblQ>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
A figura e o texto dialogam entre si, produzindo sentido. Depois de observar a figura, explique sua importância para o entendimento do texto
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UFF) Desde o surgimento da gripe suína, vacinas têm sido desenvolvidas na tentativa de estabelecer um método de proteção para a população. Assinale a alternativa que apresenta o mecanismo clássico de imunização em que se baseiam as vacinas.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
CARTA ABERTA
Das: Crianças do Brasil
Para: Presidente da República
Curitiba, 27 de outubro de 1996.
Exmo. Sr. Presidente,
Nós, os 350 participantes do I Congresso de Criança para Criança, que durante três dias nos reunimos no Colégio Madalena Sofia – Pitágoras, em Curitiba, para refletir e conversar sobre nossos direitos e deveres como cidadãos, gostaríamos que o senhor soubesse o que pensamos sobre a situação das crianças do Brasil e o que queremos mudar.
Ainda que sejamos crianças bem alimentadas, com saúde, boas casas e escolas, sabemos que não é assim que vive a maioria das crianças deste país, como por exemplo os menores abandonados.
Nossas preocupações são: violência, escravidão infantil, discriminação, prostituição, fome, falta de escola, doença, desrespeito aos nossos direitos e falta de trabalho para os pais.
O que sonhamos: igualdade de condições de vida para todas as crianças brasileiras, tempo para brincar e ser feliz, direitos e deveres respeitados, paz, justiça e verdade.
Nós queremos: cidadania, agora, para todas as crianças do Brasil.
Senhor Presidente, nos leve a sério e escute a nossa voz!
Participantes do I Congresso de Criança para Criança.
PAES, Maria Paula Dias. História.São Paulo: Editora Universidade. 2006, p. 42.
a) Para quem as crianças escreveram essa carta?
b) O que as crianças denunciam nesse documento?
c) O que as crianças esperam conseguir com esse documento?