(ESPCEX (AMAN)) Um bloco de massa igual a 1,5 kg é lançado sobre uma superfície horizontal plana com atrito com uma velocidade inicial de 6 m/s em t1 = 0 s. Ele percorre uma certa distância, numa trajetória retilínea, até parar completamente em t2 = 5 s, conforme o gráfico abaixo.
O valor absoluto do trabalho realizado pela força de atrito sobre o bloco é
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
No universo U = , a equação 8(x - 3) - 2(3x - 10) = 2x - 4 é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Primeiro passo
1.1. Professor, observe com a turma imagem, chamando a atenção deles para os seguintes aspectos: o que está escrito nos balões; o homem com os olhos vendados; o jeito que a boca do homem está aberta; a postura do corpo.
1.2. Explique aos alunos que no final da imagem está escrito: Quem “tá” ocupado reclamando não enxerga.
1.3. Solicite aos alunos que, em grupo, escrevam uma frase utilizando todas as informações contidas na imagem.
Disponível em:<http://clinicarenovavida.files.wordpress.com/2014/01/oportunidade.jpg?w=585> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos o texto.
2.2. Pergunte aos alunos qual a frase que eles mais gostaram. Solicite a eles que copiem a frase num papel A4 e façam uma linda ilustração. (Professor, exponha os trabalhos dos alunos num lugar de destaque na escola.
Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos ganham espaço e motivam mudanças.
Nesses novos dias, as alegrias são de todos quando compartilhadas.
E todos os nossos sonhos serão verdade quando sonhados em conjunto.
O futuro já começou.
E terá mais cor e mais alegria, quando construído com tolerância e respeito.
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que, em dupla, respondam às perguntas de acordo com as frases.
Frases
Respostas às perguntas
1) Hoje é um novo dia, que se constrói com atitudes positivas.
Quais são as atitudes positivas?
De um novo tempo, que começa quando bons exemplos
ganham espaço e motivam mudanças.
Quais são os bons exemplos
O futuro já começou.
O que vocês esperam do futuro?
Disponível em:<https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/noticia-da-tv/2016/11/historias-de-respeito-e-bons-exemplos-de-solidariedade-protagonizam-mensagem-de-final-de-ano-da-globo> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Química | 2.8 Radioatividade
(BAHIANA) O estudo do solo, dos mares e do gelo é importante para entender as transformações ocorridas no planeta ao longo do tempo e possibilitar o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis. Uma das alternativas de análise do solo é a de datar rochas utilizando radioisótopos existentes nesses materiais, a exemplo do urânio 238 e 235, cujo decaimento radioativo e subsequentes, leva à formação de chumbo 206 e 207, o que permite aos geólogos trabalharem em terrenos que não contêm fósseis, cujo tempo geológico é medido pela taxa de decaimento beta do carbono 14, isótopo que tem meia-vida de 5 715 anos. Esses estudos servem para fazer projeções sobre o futuro dos ecossistemas existentes na Terra.
ALLÈGRE, C. J.; SCHNEIDER, S. H. A intrincada evolução da Terra, in Terra Mutante. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, 2013, p. 8-23. Adaptado.
Considerando-se as informações do texto, a estrutura dos átomos e as propriedades dos radionuclídeos, é correto afirmar:
- Literatura
(UEL) Leia o texto a seguir e responda à questão.
Lira 83
Que diversas que são, Marília, as horas,
que passo na masmorra imunda e feia,
dessas horas felizes, já passadas
na tua pátria aldeia!
Então eu me ajuntava com Glauceste;
e à sombra de alto cedro na campina
eu versos te compunha, e ele os compunha
à sua cara Eulina.
Cada qual o seu canto aos astros leva;
de exceder um ao outro qualquer trata;
o eco agora diz: Marília terna;
e logo: Eulina ingrata.
Deixam os mesmos sátiros as grutas:
um para nós ligeiro move os passos,
ouve-nos de mais perto, e faz a flauta
cos pés em mil pedaços.
— Dirceu — clama um pastor — ah! bem merece
da cândida Marília a formosura.
E aonde — clama o outro — quer Eulina
achar maior ventura?
Nenhum pastor cuidava do rebanho,
enquanto em nós durava esta porfia;
e ela, ó minha amada, só findava
depois de acabar-se o dia.
À noite te escrevia na cabana
os versos, que de tarde havia feito;
mal tos dava e os lia, os guardavas
no casto e branco peito.
Beijando os dedos dessa mão formosa,
banhados com as lágrimas do gosto,
jurava não cantar mais outras graças
que as graças do teu rosto.
Ainda não quebrei o juramento;
eu agora, Marília, não as canto;
mas inda vale mais que os doces versos
a voz do triste pranto.
(GONZAGA, T. A. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. São Paulo: Ática, 1997. p. 126-127.)
Com base no poema de Tomás Antônio Gonzaga, considere as afirmativas a seguir:
I. Na primeira estrofe do poema, o eu-lírico coloca lado a lado sua situação de prisioneiro político no presente da elaboração do poema e sua situação de estrangeiro no passado vivido em ambiente urbano.
II. Na quinta estrofe do poema, há o registro da “porfia”, ou seja, da disputa obstinada efetivada por meio de palavras, de dois pastores: Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga) e Glauceste (Cláudio Manuel da Costa).
III. Nas estrofes de números 7 e 8, depara-se o leitor com ambiente distinto daquele compartilhado com Glauceste, pois agora o ambiente é fechado e restrito ao convívio com a mulher amada.
IV. Na última estrofe do poema, o eu-lírico afirma continuar cantando as graças de outros rostos, embora só consiga sentir o ambiente fétido e repugnante da prisão.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(“…) Como se não bastasse a sujeira no ar, os chineses convivem com outra praga ecológica, a poluição das águas por algas tóxicas. Há vários anos as marés vermelhas, formadas por essas algas, ocupam vastas áreas do litoral chinês, reduzindo drasticamente a pesca e afugentando os turistas.
”O Avanço das Algas Tóxicas” in Revista Veja, 3 de outubro de 2007
Esse fenômeno, denominado eutrofização, é devido: