(UNESP) Uma garota de 50kg está brincando em um balanço constituído de um assento e de uma corda ideal que tem uma de suas extremidades presa nesse assento e a outra, em um saco de areia de 66kg que está apoiado, em repouso, sobre o piso horizontal. A corda passa por duas roldanas ideais fixas no teto e, enquanto oscila, a garota percorre uma trajetória circular contida em um plano vertical de modo que, ao passar pelo ponto A, a corda fica instantaneamente vertical.
Desprezando a resistência do ar e a massa do assento, considerando g=10m/s² e as informações contidas na figura, a maior velocidade, em m/s com a qual a garota pode passar pelo ponto A sem que o saco de areia perca contato com o solo é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509884
Leia o texto. A Lua no bolso Noticiário elaborado com telegramas da AP, UPI e AFP Exatamente às 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil A. Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do módulo lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra. “A porta está se abrindo” – disse Armstrong às 23h39. Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, começou a descer a escadinha do módulo, pisando sempre com o pé esquerdo. Quando alcançou o segundo degrau a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem. [...] Durante a descida, puxando um anel na fuselagem do módulo, Armstrong ligou uma câmera de televisão que transmitiu seu primeiro passo na Lua para a Terra. Armstrong disse ainda que “a superfície da Lua é fina e poeirenta, como carvão em pó sob meus pés. Posso ver as pegadas que minhas botas deixam nas finas partículas”. Comunicou que recolheu a primeira amostra e disse: “Agora vou tentar pegar uma pedra. Isso é muito interessante. A primeira impressão é de uma superfície muito branda. Mas agora parece ter muita consistência. Tentarei agora obter outra amostra”. [...] Nas imagens vindas da Lua podia-se ver como pano de fundo o escuro do espaço e luminosamente branca – em contraste – a superfície da Lua sobre a qual a imagem de Armstrong parecia um tanto difusa em branco e preto. [...] KAUFFMANN, Carlos; MOTA, Vinícius. Primeira página: Folha de S.Paulo. São Paulo: Publifolha, 2006. Adaptado. Glossário
Fuselagem – corpo da aeronave.
Difusa – cujos contornos não estão bem definidos.
Enunciado:
No primeiro parágrafo do texto, há as seguintes formas nominais:
I. descendo pela cabine do módulo lunar
II. depois de ter pousado na superfície do satélite natural
III. Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas
Como, respectivamente, são classificadas as formas nominais destacadas?
- Química | A. Equilíbrio Químico
(MACKENZIE) Em um balão de capacidade igual a 10L foram adicionados 1 mol da espécie A2 e 2 mols da espécie B2. Tais reagentes sofreram transformação de acordo com a equação a seguir:
A2(g) + B2(g) ↔ 2 AB(g)
Considerando-se que, no estado de equilíbrio químico, a concentração da espécie AB seja de 0,1 mol/L a constante de equilíbrio (Kc) para esse processo, é aproximadamente igual a
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(ESPCEX (AMAN)) Uma criança de massa 25 kg brinca em um balanço cuja haste rígida não deformável e de massa desprezível, presa ao teto, tem 1,60 m de comprimento. Ela executa um movimento harmônico simples que atinge uma altura máxima de 80 cm em relação ao solo, conforme representado no desenho abaixo, de forma que o sistema criança mais balanço passa a ser considerado como um pêndulo simples com centro de massa na extremidade P da haste. Pode-se afirmar, com relação à situação exposta, que
Dados: intensidade da aceleração da gravidade g = 10 m/s2
considere o ângulo de abertura não superior a 10°.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marques de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil. Logo depois em 1757, proibiu a escravidão indígena.
www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm
LEI Nº 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispõe sobre o Estatuto do Índio.
Das condições de trabalho
Art.14º Não haverá discriminação entre trabalhadores indígenas e os demais trabalhadores, aplicando-se-lhes todos os direitos e garantias das leis trabalhistas e de previdência social.
http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.htm
O Ministério Público Federal (MPF) do Meio-Oeste catarinense, denunciou uma dupla de empresários por manter 60 trabalhadores indígenas da Terra Indígena Chapecó em condições semelhantes a de escravos.
Os trabalhadores não tinham água tratada, sanitários ou esgoto nem chuveiro. Os índios viviam em um barraco sem energia elétrica, sem camas e com goteiras. Cerca de 60 indígenas, tomavam banho, lavavam a roupa e bebiam água do mesmo açude, que ficava próximo ao barraco. Os indígenas tinham jornada semanal de 53 horas e não usavam qualquer equipamento de segurança.
Os dois empresários e o aliciador foram denunciados pelo crime de redução de trabalhador à condição semelhante a de escravo, com a agravante de serem as vítimas integrantes de etnia kaingang. As penas variam de cinco a 18 anos de prisão.
Data da matéria: 21/08/2009 http://www.brasildefato.com.br/node/1685
De acordo com os textos como você avalia a situação do indígena ao longo do tempo?
- Biologia | 10.5 Cordados
(UFG) No último verão, devido a um fenômeno meteorológico, no qual uma imensa massa de ar quente e seco estacionou no território brasileiro bloqueando as frentes frias, as temperaturas passaram de 36 ºC em diversas regiões, e a sensação térmica foi ainda maior. Os vertebrados possuem mecanismos fisiológicos para detectar tal sensação e estruturas orgânicas para responderem a alguns fatores abióticos envolvidos nessa situação climática.
Nesse cenário, os anfíbios são mais susceptíveis ao risco de morte. Nesse sentido, conclui-se que os fatores abióticos detectados por esses animais e o motivo pelo aumento de fragilidade no contexto descrito são, respectivamente,