(UEMG)
A figura representa o instante em que um carro de massa M passa por uma lombada existente em uma estrada. Considerando o raio da lombada igual a R o módulo da velocidade do carro igual a V e a aceleração da gravidade local g a força exercida pela pista sobre o carro, nesse ponto, pode ser calculada por
Questões relacionadas
- Física
Considere um objeto formado por uma combinação de um quadrado de aresta a cujos vértices são centros geométricos de círculos e quadrados menores, como mostra a figura abaixo.
Colocando-se um espelho plano, espelhado em ambos os lados, de dimensões infinitas e de espessura desprezível ao longo da reta r, os observadores colocados nas posições 1 e 2 veriam, respectivamente, objetos completos com as seguintes formas:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), 16 milhões de brasileiros não sabem ler e nem escrever.
Por que no Brasil existe tanta gente que não sabe ler? Escreva duas razões para esses dados do MEC.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No período colonial, não existia uma economia propriamente brasileira, o que existia era uma economia colonial a favor da metrópole europeia. Marque as alternativas corretas a respeito dessa afirmação.
a) ( ) Tudo o que o Brasil produzia era vendido somente para Portugal.
b) ( ) O Brasil produzia aquilo que era necessário para os portugueses, geralmente produtos ligados à lavoura e à criação de gado.
c) ( ) Os produtos brasileiros eram negociados na Europa pelos governantes e comerciantes portugueses.
d) ( ) A economia no período colonial era industrial, os portugueses permitiam a construção de fábricas no Brasil.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
(FUVEST 2014 1° FASE) No texto, empregam-se, de modo mais evidente, dois recursos de intertextualidade: um, o próprio autor o torna explícito; o outro encontra-se em um dos trechos citados abaixo. Indique-o.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Entre o real e o virtual Aline tem 16 anos e está no primeiro ano do Ensino Médio... pela segunda vez. É que ela foi reprovada e sua autoestima anda pra lá de abalada. Na verdade, a garota não vê muita graça em quase nada. Só curte o pessoal da internet. Por ela, passaria todo o tempo livre e mais um pouco nas salas de bate-papo, conversando, falando sobre nada, se divertindo. Mesmo assim, ela reconhece que foi esse vício que a fez perder o ano na escola. Tenta sair dessa rotina, mas é difícil – nada a atrai na vida real. Durante uma aula, Aline é chamada pela diretora. O motivo é terrível: o banco em que sua mãe trabalha está sendo assaltado e a mãe é mantida como refém. Enquanto assiste a tudo pela TV, Aline se desespera, reavalia o seu comportamento e a relação com a mãe. Percebe que existem coisas no mundo real que merecem sua atenção e decide mudar a partir dali... Mas nada é tão simples, ainda mais agora que ela está apaixonada por um garoto que conheceu na internet. Em Antes da meia-noite, você vai se identificar com o cotidiano dessa garota e perceber que a vida pode ser muito surpreendente se dermos uma chance a ela. In: BRAFF, Menalton. Antes da meia-noite, São Paulo: Ática, 2007. p. 3.
Enunciado:
Assinale a alternativa correta: