(UDESC) Os blocos de massa m1 e m2 estão conectados por um fio ideal, que passa por uma polia ideal, como mostra a figura. Os blocos, que possuem a mesma massa de 4,0kg são liberados do repouso com m1 a meio metro da linha horizontal. O plano possui inclinação de 30° com a horizontal. Todas as forças de atrito são desprezáveis.
Assinale a alternativa que corresponde ao valor aproximado do tempo para m1 atingir a linha horizontal.
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A Primeira República no Brasil (1889-1930) iniciou com um golpe militar que derrubou a monarquia. Depois de alguns anos de profundas crises, o novo regime foi-se consolidando.
A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I. Uma figura muito comum no período é a do “coronel”, geralmente um dos grandes proprietários rurais nos municípios interioranos, o qual controlava parte da população local, que o apoiava em lutas políticas.
II. Com a ampla autonomia permitida pela Constituição de 1891, estados mais ricos e populosos, e com economia integrada ao mercado, acabaram impondo seus interesses ao restante do país.
III. A instabilidade gerada pelo golpe de 15 de novembro de 1889 acarretou uma sucessão de governos militares que caracterizaram a política brasileira ao longo de todo o período da Primeira República.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Escreva outras instituições criadas pela família real nos anos em que ela residiu com a corte no Brasil.
- Química | A. Modelos Atômicos
No final do século XIX, o inglês J. J. Thomson determinou a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron.
O fato permitiu a revisão do modelo atômico proposto por Dalton no início daquele século, porque Thomson:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um inseto percorreu sobre a superfície de um objeto, em formato de um prisma reto ABCDEFGH, com base retangular, uma trajetória poligonal, com vértices nos pontos: A - X - Y - G - F - E - X - G - E, na ordem em que foram apresentados
É necessário representar a projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto sobre o plano determinado pela base do prisma.
A representação da projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto é