(CFT-MG) A figura abaixo ilustra uma máquina de Atwood.
Supondo-se que essa máquina possua uma polia e um cabo de massas insignificantes e que os atritos também são desprezíveis, o módulo da aceleração dos blocos de massas iguais a m1= 1,0kg e m2= 3,0kg, em m/s², é
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Texto base: O professor de Educação Física orientou as crianças a formarem duplas a cada vez que ele dissesse o número 2. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
De acordo com a imagem, quantas duplas serão formadas?
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(UEFS) Dois jovens abrem uma garrafa de vinho e, ao verem a rolha feita de cortiça, resolvem realizar uma experiência. Eles introduzem a rolha em um recipiente contendo água e a observam flutuar com um certo volume emerso. Considerando-se que as massas específicas da cortiça e da água são, respectivamente, iguais a 0,2 g/cm³ e 1,0 g/cm³, é correto afirmar que a fração de volume da rolha submersa, quando ela flutua na água, é igual a:
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Materiais necessários
- Cola bastão. (Uma para cada criança)
- Imagem de obra cubista de Pablo Picasso. Disponível em: http://www.udc.gal/tempo/cuestions20/docs_cub01.html
- - Acesso em 19 mar.2015.
- Papel A3 de gramatura pequena.
- Revistas velhas de moda ou de decoração de ambientes.
- Tesoura sem ponta. (Uma para cada criança).
- Papel fantasia preto. (O bastante para colocar paspatur nos trabalhos das crianças).
Pablo Picasso: "Mandolina y guitarra", 1924. Cubismo sintético
Procedimentos
1º. Mostrar a imagem da obra de Picasso que deverá ser ampliada para que as crianças percebam os detalhes. Explorar a obra explicando que esse artista cria e recria a maneira de vermos as coisas.
2º. Pedir aos alunos que escolham primeiro a imagem que será a base do trabalho. Pode ser um rosto de grandes dimensões ou uma sala decorada. (Seria interessante uma figura de página inteira). Elas também devem cortar partes de outros rostos e objetos de outras imagens.
3º. As crianças devem pegar a figura escolhida primeiro, e cortá-la em cinco partes. Auxilie as crianças nessa tarefa. Organizar a figura na mesa, mudando a posição das partes antes de colá-la no papel, é essencial.
4º. Depois de colar a figura base, as crianças devem colar sobre ela outras partes de rostos e objetos pertencentes a outras imagens, ou seja: uma outra boca sobre a boca, outro nariz sobre o nariz, um sofá sobre outro ou inserir objetos que não fazem parte do ambiente escolhido.
5º. A escolha de cabelos e acessórios como chapéu, óculos, bijuterias e outros adereços, pode resultar em trabalhos ainda mais ligados ao cubismo sintético.
6º. Por fim, pedir que encontrem palavras nas revistas, que gostariam de colar junto com as imagens.
7º. Com as colagens prontas, utilizar uma régua para marcar o excesso de papel branco da obra feita pelas crianças. Cortar o excesso. Colocar um paspatur preto para valorizar o trabalho e fazer uma exposição para a apreciação, buscando identificar as características do cubismo em cada uma.
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Pedro e seu pai compraram um sítio em sociedade. Como Pedro contribuiu com do valor da compra, ficou combinado que essa seria a sua fração do sítio, e o restante de seu pai. Alguns anos mais tarde, o pai de Pedro decidiu doar sua parte do sítio, dividindo-a igualmente entre seus 5 filhos.
Depois da doação, o sítio foi vendido por certa quantia, da qual Pedro teve direito a R$ 210000,00. O valor da venda do sítio, em reais, foi de:
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(FUVEST 2009 1ª FASE) O que consome mais energia ao longo de um mês, uma residência ou um carro? Suponha que o consumo mensal de energia elétrica residencial de uma família, ER, seja 300 kWh (300 quilowatts . hora) e que, nesse período, o carro da família tenha consumido uma energia EC, fornecida por 180 litros de gasolina. Assim, a razão EC/ER será, aproximadamente:
Calor de combustão da gasolina ≈ 30 000 kJ/litro
1 kJ = 1 000 J