(IFSUL) Uma partícula, executando um movimento harmônico simples, move-se ao longo de um eixo Ox e sua posição, em função do tempo ao longo desse eixo é representada no gráfico da figura abaixo.
A partir da análise do gráfico, a função horária, em unidades SI que representa corretamente o movimento harmônico simples descrito por essa partícula é
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
(UERJ) O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.
Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.
Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:
- História | 3.1 Espada e OligárquicaEu mesmo me apresento: sou Antônio:sou Antônio Vicente Mendes Maciel(provim da batalha de Deus versus demônioCom a res publica marca de Caim).Moisés, do Êxodo ao Deuteronômio,Sou natural de Quixeramobim,O Antônio Conselheiro deste chãoQue vai ser mar e o mar vai ser sertão.ACCIOLY, M. Antônio Conselheiro. In: FERNANDES, R. (Org.). O clarim e a oração: cem anos de Os sertões.São Paulo: Geração Editorial, 2001.O poema, escrito em 2001, contribui para a construção de uma determinada memória sobre o movimento de Canudos, ao retratar seu líder como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.3 Artigo
Texto base: CurriculoAvaliacao 9524
Texto para a questão. Imprensa francesa não perdoa Thiago Silva após PSG levar seis do Barcelona O jornal L’équipe disse que o brasileiro não pode ser considerado um líder e frisou que ele não estava em campo na primeira partida, quando o time francês fez 4 a 0 A virada histórica realizada na última quarta-feira (8 de março) pelo Barcelona em cima do Paris Saint-Germain ainda está dando muito o que falar. Pelo lado francês, a mídia local tem sido extremamente crítica ao futebol apático apresentado por toda a equipe, principalmente da dupla de zaga brasileira, Marquinhos e Thiago Silva. O jornal Le Figaro relembrou o choro de Thiago Silva nas oitavas de final, antes das disputas de penalidades contra o Chile na Copa do Mundo e o chamou de covarde. “Desde o ocorrido na Copa de 2014, o zagueiro conhecido como O Monstro tem sido chamado de medroso pelos críticos. Entenda como covarde. Que some nos jogos grandes”, escreveu o jornal. Já o L’équipe foi ainda mais crítico em relação ao zagueiro brasileiro. Segundo o jornal, Thiago Silva não pode ser considerado um líder, além disso, não estava em campo na primeira partida quando o time francês fez 4 a 0 no Barça e também rememorou o choro de 2014. Disponível em:<www.foxsports.com.br/news/295574-imprensa-francesa-nao-perdoa-thiago-silva-apos-psg-levar-seis-do-barcelona>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Enunciado:
Na frase “Entenda como covarde”, o jornal Le Figaro emprega o:
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Você é o pediatra da clínica infantil de sua cidade e foi contratado para calcular os dados estatísticos associados ao mês em que as crianças começaram a andar. Esses dados são necessários para a publicação do relatório anual do governo. Para realizar a análise estatística, você possui 84 arquivos agrupados por mês que contêm as informações necessárias para compor o espaço amostral.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST 2019 1° FASE) A tabela mostra o número total de refugiados no mundo em 2017, segundo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (UNHCR ou ACNUR em português).
Refugiados do Mundo*
Principais países de origem dos
refugiados
Quantidade de pessoas
(em milhões)
Principais países que abrigam refugiados
Quantidade de pessoas (em milhões)
Síria
6,3
Turquia
3,5
Afeganistão
2,6
Paquistão
1,4
Sudão do Sul
2,4
Uganda
1,4
Myanmar
1,2
Líbano
0,9
Somália
0,9
República
Islâmica do Irã
0,9
Sudão
0,7
Alemanha
0,9
*Nestes dados não estão computados os palestinos.
UNHCR‐ GLOBAL TRENDS, 2017. Adaptado.
Sobre os refugiados e sua distribuição no mundo, é correto afirmar: