(UECE) Em antigos relógios de parede era comum o uso de um pêndulo realizando um movimento harmônico simples. Considere que um desses pêndulos oscila de modo que vai de uma extremidade a outra em 0,5s. Assim, a frequência de oscilação desse pêndulo é, em Hz
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Clara dos Anjos
Veio o dia da festa; a pequena casa regurgitava; – coisa curiosa – havia mais convidados de idade meã que moças e rapazes. Isto se explicava pela estreiteza de relações de Clara e dos seus pais, devido à vida que levavam. Entre as moças, havia duas ou três colegas de Clara, a filha de Lafões, uma sobrinha solteirona, Hermengarda, de Dona Engrácia, e poucas mais. Entre os rapazes, havia dois jovens colegas de Joaquim, Sabino e Honório; um irmão de Hermengarda e um afilhado de Lafões, que era vigia do cais do porto. Em compensação, as senhoras mães de família eram inúmeras. Destacava-se muito Dona Margarida Weber Pestana, pelo seu ar varonil, tendo sempre ao lado o filho único, de catorze anos, fardado com uma fardeta de colegial. Tinha, essa senhora, um temperamento de heroína doméstica. Viera muito cedo para o Brasil, com o pai, que era alemão; ela, porém, havia nascido em Riga, russa portanto, como sua mãe o era. Antes dos dezesseis anos, ficara órfã de mãe. Seu pai imigrara para o Brasil, contratado a trabalhar no acabamento das obras da Candelária. Era estucador, marmorista, um pouco escultor; enfim, um operário fino, para essas obras especiais de revestimento e decoração interna de edifícios suntuosos.
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2003. p.50. Fragmento.
Assinale a alternativa em que o narrador usa o recurso expressivo da comparação.
- Geografia | 2. Cartografia
(FUVEST 2017 1° FASE) Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:
Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:
- Química
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O fenômeno da chuva ácida está relacionado ao aumento da poluição em regiões industrializadas. Os agentes poluentes são distribuídos pelos ventos, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Gases gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas reagem com o vapor de água existente na atmosfera, formando compostos ácidos que se acumulam em nuvens, ocorrendo, assim, a condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.
Um desses gases, o SO2 é proveniente da combustão do enxofre, impureza presente em combustíveis fósseis, como o carvão e derivados do petróleo. Ele leva à formação do ácido sulfúrico.
O esquema ilustra esse processo.
(G1 - CPS) Uma forma de atenuar o fenômeno descrito seria a retirada do enxofre dos combustíveis derivados do petróleo, como o diesel e o óleo combustível.
Esses dois combustíveis são obtidos do petróleo por
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question
Preteen Worries: My family, my friends and me
Preteens tend to be tight-lipped---preferring to share secrets with their friends over their parents---so it’s natural for moms, dads and teachers to wonder what they worry about. A new KidsHealth KidsPoll was designed to provide some answers. The January 2008 poll surveyed 1,154 kids between the ages of 9 and 13, looking at how much they worry and what they worry about.
By far, the largest proportion (86 per cent) worry “almost all the time” or “a lot” about someone they love. They also worry about tests and grades, the future, their appearance, and making mistakes---in that order. But 1 out of 4 worry about their friends “almost all the time” and a third of them worry about friends “a lot.” In fact, friendships ranked among the top 8 of 20 pre-teen worries.
Available at: http://www.thefriendshipblog.com/blog/preteen-worries-my-family-my-friends-and-me. Access on: 20 Mar 2012.
This text tells about
- Química | 2.3 Termoquímica
Poder calorífico pode ser definido como a quantidade de energia contida no combustível. Na prática, é um parâmetro que mede a quantidade de calor produzida por quilo de combustível, quando este entra em combustão completa, em contato com excesso de oxigênio. Dentro da câmara de combustão, o poder calorífico do etanol é de 6.500 kcal/kg, enquanto o da gasolina comercial, uma mistura de gasolina e álcool, é de 9.750 kcal/kg. Considere os valores da densidade desses combustíveis, de acordo com a tabela a seguir.
Um automóvel consumiu, em determinado trajeto, 2 L de gasolina comercial. Considerando a temperatura constante e um rendimento de 100% das reações de combustão envolvidas, qual o volume de álcool aproximado para produzir a mesma energia envolvida na queima deste volume de gasolina?