(IME)

Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Pesquisadores caracterizaram uma nova família de toxinas antibacterianas presente em bactérias como a Salmonella enterica. Nesta espécie, a proteína tóxica é usada para matar outras bactérias da microbiota intestinal e facilitar a colonização do intestino de hospedeiros infectados. A proteína tóxica ataca precursores de formação da parede celular bacteriana. Desta forma, a bactéria-alvo que é intoxicada continua crescendo, porém, sua parede celular fica bastante enfraquecida.
(André Julião. https://agencia.fapesp.br, 14.09.2020. Adaptado.)
Uma maneira de neutralizar a ação da Salmonella enterica e de uma bactéria-alvo intoxicada por ela seria mantê-las, respectivamente, em soluções
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIME)
Desenvolvido para tratar o envenenamento provocado por ferroada de abelhas, o soro protege contra abelhas africanizadas, grandes produtoras de mel e comumente encontradas no Brasil. Elas produzem praticamente todo o mel que consumimos, mas não são lá muito dóceis: as abelhas africanizadas têm ameaçado a saúde de parte considerável da população brasileira. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados no país cerca de 10 mil casos de picadas de abelhas em 2013, provocando a morte de 40 pessoas. Dado o quadro de risco, cientistas de várias instituições brasileiras desenvolveram um novo soro antiveneno para tratar pessoas atingidas. E estão prestes a iniciar os testes em humanos. Durante o verão, é muito comum, em algumas regiões do Brasil, o aumento de ataques dessas abelhas, tanto no campo quanto na cidade. Segundo um dos toxinologistas responsável pela pesquisa na Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu, os ataques ocorrem como forma de defesa desses animais. “Quando nos aproximamos de seu território, as abelhas acham que ameaçamos sua cria ou o alimento estocado. Por isso, usam o ferrão para se defender e, ao atacar, a abelha emana feromônios que atraem todo o enxame”.(LEITE, 2015, p. 44-48)O ataque de abelhas reflete uma atitude comportamental que possibilita: - Química | 2.6 Eletroquímica
(UFJFPISM) Para a fabricação de latas para armazenar alimentos, óleos, conservas, etc, são utilizadas as “folhas de flandres”, as quais são compostas por chapas de aço revestidas com estanho através do processo de galvanização. A figura abaixo representa o processo de produção das “folhas de flandres”.
Marque a alternativa CORRETA com relação ao processo de galvanização descrito. - Ciências - Fundamental | 12. O Solo
No Sudeste Ocidental do Brasil, a decomposição de rocha vulcânica do tipo basáltico originou um solo típico de regiões onde se cultiva café, conhecido como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
A BOLA QUE QUERIA IR A CAMPO
A bola veio da fábrica para a loja. E foi logo para a vitrine.
Apareceu o primeiro comprador. Pediu para vê-Ia de perto. Olhou-a, sentiu-lhe o peso e a textura. Gostou do que viu e sentiu.
Só ao saber o preço, desistiu de levá-Ia, sem optar pela outra de menor preço que o vendedor lhe mostrou.
No dia seguinte, foi uma candidata. E a história se repetiu. Gostou da cor, do material, de tudo que a bola era. Menos do preço. Ficou de voltar depois. Voltou? Que nada! Deve ter desistido da compra, ou levado uma parecida de preço menor.
Assim, os dias se passavam e nada de sair da vitrine. À noite sonhava com a quadra, os jogadores alisando-a, fazendo-a saltar, entrar na rede do adversário. Aplausos...
Até que um dia seu sonho realizou-se. Alguém com mais dinheiro? Não, o candidato do primeiro dia. Só queria aquela bola para seu time. Todos ajudaram na vaquinha para a compra. E o dono da loja colaborou. Pois tanto tempo com a bola na vitrine o fez repensar o preço.
E assim, num dia que jamais se apagará da memória da bola, ela estreou no jogo em que seus donos, o time da escola, se tornaram os campeões da temporada.
Almeida, Zélia. Histórias para pequeninos. Belo Horizonte: Dimensão, 2008.
O que significa a expressão "repensar o preço"?