Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNEAL)
17Cl35 + 0n1 → 15P32 + x
O isótopo 32 do fósforo, utilizado na agricultura, pode ser obtido pela reação nuclear representada pela equação. Assim, considerando a reação representada e as propriedades dos radionuclídeos e das emissões α, alfa, β, beta, e gama, γ, é correto concluir:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“Os índios das missões podiam trabalhar em suas próprias roças durante um mês, contando que prestassem serviços no mês seguinte aos senhores (missionários ou colonos) ou quando necessário. Todos os indígenas, entre 15 e 50 anos de idade, deveriam prestar esses serviços, executados de forma exaustiva e sem respeito a horário de trabalho, podendo também ser castigados fisicamente. Muitos aldeamentos indígenas estabeleceram-se próximo às vilas e povoados de portugueses, facilitando assim a catequese. A servidão era a maneira de extrair o máximo do índio e ‘civilizá-lo’, pelo trabalho, disciplina, respeito e aceitação dos valores culturais dos colonizadores
BOTELHO, Ângela Viana; REIS, Liana Maria. Dicionário Histórico Brasil: Colônia e Império. Belo Horizonte: O Autor, 2001.p. 69
a) De acordo com as informações do texto, pode-se afirmar que os jesuítas eram protetores dos índios? Justifique sua resposta com argumentos do texto.
b) Como os jesuítas justificavam a servidão indígena?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Para a compra de um repelente eletrônico, uma pessoa fez uma pesquisa nos mercados de seu bairro. Cada tipo de repelente pesquisado traz escrito no rótulo da embalagem as informações quanto à duração, em dia, associada à quantidade de horas de utilização por dia. Essas informações e o preço por unidade foram representados no quadro.
A pessoa comprará aquele que apresentar o menor custo diário, quando ligado durante 8 horas por dia.
Nessas condições, o repelente eletrônico que essa pessoa comprará é do tipo:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A origem do sobrenome
Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.
Imaginem só! Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas.
Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar próximo de um grande rochedo.
Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Uma pessoa que fosse muito rápida, ligeira, seu sobrenome tornava-se “Ligeiro”. De forma semelhante, outros sobrenomes foram dados por conta da profissão seguida por uma mesma família por exemplo: “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro).
Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, por exemplo temos, “Petersen” (filho de Peter). No caso do português, “Rodrigues” (filho de Rodrigo) ou “Fernandes” (filho de Fernando).
Hoje em dia, algumas pessoas montam sua árvore genealógica para conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo.
Adaptado de http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-sobrenome.htm
a) Todos nós temos nome e sobrenome. Explique a importância do sobrenome.
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- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(MACKENZIE) A partir de um minério denominado galena, rico em sulfeto de chumbo II (PbS) pode-se obter o metal chumbo em escala industrial, por meio das reações representadas pelas equações de oxirredução a seguir, cujos coeficientes estequiométricos encontram-se já ajustados:
PbS(s) + 3/2 O2(g) →PbO(s) + SO2(g)
PbO(s) + CO(g) →Pb(s) + CO2(g)
Considerando-se uma amostra de 717 Kg desse minério que possua 90% de sulfeto de chumbo II, sendo submetida a um processo que apresente 80% de rendimento global, a massa a ser obtida de chumbo será de, aproximadamente,Dados: massas molares em g/mol:S = 32 e Pb = 207