Questões relacionadas
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A identificação de riscos de produtos perigosos para o transporte rodoviário é obrigatória e realizada por meio da sinalização composta por um painel de segurança, de cor alaranjada, e um rótulo de risco. As informações inseridas no painel de segurança e no rótulo de risco, conforme determina a legislação, permitem que se identifique o produto transportado e os perigos a ele associados.
A sinalização mostrada identifica uma substância que está sendo transportada em um caminhão.
Os três algarismos da parte superior do painel indicam o “Número de risco”. O número 268 indica tratar-se de um gás (2), tóxico (6) e corrosivo (8). Os quatro dígitos da parte inferior correspondem ao “Número ONU”, que identifica o produto transportado. BRASIL. Resolução n. 420, de 12/0212004, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)/Ministério dos Transportes (adaptado).ABNT. NBR 7500: identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos. Rio de Janeiro, 2004 (adaptado).
Considerando a identificação apresentada no caminhão, o código 1005 corresponde à substância:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UEL) Numa sala com temperatura de 18°C, estão dispostos um objeto metálico e outro plástico, ambos com a mesma temperatura desse ambiente. Um indivíduo com temperatura corporal média de 36°C segura esses objetos, um em cada mão, simultaneamente. Neste caso, é correto afirmar que há rápida transferência de calor
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Nos seis cômodos de uma casa há sensores de presença posicionados de forma que a luz de cada cômodo acende assim que uma pessoa nele adentra, e apaga assim que a pessoa se retira desse cômodo. Suponha que o acendimento e o desligamento sejam instantâneos.
O morador dessa casa visitou alguns desses cômodos, ficando exatamente um minuto em cada um deles. O gráfico descreve o consumo acumulado de energia, em watt x minuto, em função do tempo t, em minuto, das lâmpadas de LED dessa casa, enquanto a figura apresenta a planta baixa da casa, na qual os cômodos estão numerados de 1 a 6, com as potências das respectivas lâmpadas indicadas.
A sequência de deslocamento pelos cômodos, conforme o consumo de energia apresentado no gráfico, é
- Física | 3.2 Dilatação
Nos últimos anos temos sido alertados sobre o aquecimento global. Estima-se que, mantendo-se as atuais taxas de aquecimento do planeta, haverá uma elevação do nível do mar causada, inclusive, pela expansão térmica, causando inundação em algumas regiões costeiras. Supondo, hipoteticamente, os oceanos como sistemas fechados e considerando que o coeficiente de dilatação volumétrica da água é aproximadamente 2 x 10–4 ºC–1 e que a profundidade média dos oceanos é de 4 km, um aquecimento global de 1 ºC elevaria o nível do mar, devido à expansão térmica, em, aproximadamente,
- Ciências - Fundamental | 12. Desequilíbrios Ambientais e Suas Soluções
Leia o segmento de notícia abaixo.
Antes de chegar à Cidade Um*, o rio Tietê passa pela região metropolitana de São Paulo e recebe esgoto e poluentes químicos. Na margem há sujeira de todo o tipo e os moradores lamentam que a água tão poluída não consiga ser reaproveitada. Se fosse limpa, a água poderia ser captada e resolveria o problema de abastecimento do município em outras regiões ao longo do rio.
Em Cidade Dois*, a pouco mais de 400 quilômetros de Cidade Um*, a realidade é bem diferente. O rio Tietê não é poluído – ao contrário, é o trecho mais limpo do estado de São Paulo. São 58 km de extensão e a cidade foi a primeira não ribeirinha a captar água do Tietê para abastecimento público. Hoje, 55 mil moradores recebem na torneira de casa a água retirada diretamente do rio.
* os nomes das cidades foram substituídos
Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/08/poluicao-impede-uso-do-rio-tiete-para-amenizar-falta-dagua-em-itu.html>. Acesso em: ago. 2014. Adaptado.
A situação retratada no texto