(MACKENZIE)
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Eles, os que foram enforcados, tiveram seus corpos esquartejados na tarde de 8 de novembro de 1799 na cidade do Salvador, capitania da Bahia. Eram quatro: dois soldados profissionais, Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas de Amorim Torres, um aprendiz de alfaiate, Manuel Faustino dos Santos Lira, e um mestre alfaiate, João de Deus do Nascimento – todos pardos e filhos ou netos de escravos. Os membros da Conjuração Baiana haviam sido presos entre agosto e setembro de 1798 e tiveram os derradeiros momentos relatados por um padre que os assistiu em seus instantes de agonia. Luiz Henrique Dias Tavares é professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=373&pagina=1
a) O texto de Luiz Henrique faz referência a Conjuração Baiana. Nele podemos encontrar uma das características do movimento que o diferencia da Inconfidência Mineira. Identifique-o.
b) Cite duas das principais propostas da Conjuração Baiana.
- Geografia | 3.7 Impactos AmbientaisA cena, de tão cotidiana, já não causa mais estranheza a Isabel Swan. Ao botar o barco nas águas da Baía de Guanabara, a velejadora precisa se desvencilhar de sacos plásticos, tampinhas de refrigerantes, latas, palitos de sorvete. Um dos cartões-postais cariocas recebe diariamente uma média de cem toneladas de lixo flutuante, carregado pelos rios que cortam a região metropolitana do Rio de Janeiro.ALENCAR, E. Toneladas de descaso. O Globo, 28 abr. 2013 (adaptado).O problema ambiental descrito tem sua causa associada à
- Física | B. Força Magnética
(UNIT) O campo magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Polo Sul até o Polo Norte do planeta. Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2018 1ª APLICAÇÃO)
TEXTO I
TEXTO II
Imaginemos um cidadão, residente na periferia de um grande centro urbano, que diariamente acorda às 5h para trabalhar, enfrenta em média 2 horas de transporte público, em geral lotado, para chegar às 8h ao trabalho. Termina o expediente às 17h e chega em casa às 19h para, aí sim, cuidar dos afazeres domésticos, dos filhos etc. Como dizer a essa pessoa que ela deve praticar exercícios, pois é importante para sua saúde? Como ela irá entender a mensagem da importância do exercício físico? A probabilidade de essa pessoa praticar exercícios regularmente é significativamente menor que a de pessoas da classe média/alta que vivem outra realidade. Nesse caso, a abordagem individual do problema tende a fazer com que a pessoa se sinta impotente em não conseguir praticar exercícios e, consequentemente, culpada pelo fato de ser ou estar sedentária.
FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. RBCE, n. 2, jan. 2001 (adaptado).
O segundo texto, que propõe uma reflexão sobre o primeiro acerca do impacto de mudanças no estilo de vida na saúde, apresenta uma visão
- Matemática | 13.5 Polígonos
(ENEM 2016) Um marceneiro está construindo um material didático que corresponde ao encaixe de peças de madeira com 10 cm de altura e formas geométricas variadas, num bloco de madeira em que cada peça se posicione na perfuração com seu formato correspondente, conforme ilustra a figura. O bloco de madeira já possui três perfurações prontas de bases distintas: uma quadrada (Q), de lado 4 cm, uma retangular (R), com base 3 cm e altura 4 cm, e uma em forma de um triângulo equilátero (T), de lado 6,8 cm. Falta realizar uma perfuração de base circular (C).
O marceneiro não quer que as outras peças caibam na perfuração circular e nem que a peça de base circular caiba nas demais perfurações e, para isso, escolherá o diâmetro do círculo que atenda a tais condições. Procurou em suas ferramentas uma serra copo (broca com formato circular) para perfurar a base em madeira, encontrando cinco exemplares, com diferentes medidas de diâmetros, como segue: (l) 3,8 cm; (II) 4,7 cm; (III) 5,6 cm; (IV) 7,2 cm e (V) 9,4 cm.
Considere 1,4 e 1,7 como aproximações para e respectivamente.
Para que seja atingido o seu objetivo, qual dos exemplares de serra copo o marceneiro deverá escolher?