(IME)
A figura acima apresenta um arranjo de resistores composto por N módulos formados por resistores iguais a R. Esses módulos possuem os nós A, B e C, sendo que todos os nós A são conectados entre si por meio de condutores ideais, conforme apresentado na figura, o mesmo acontecendo com os nós B entre si. No primeiro módulo, existem duas baterias com ddp iguais a U.
A relação numérica U2/R para que a potência total dissipada pelo arranjo seja igual a N watts é:
Questões relacionadas
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UFPR) Sabendo que filogenia pode ser entendida como o conjunto de relações evolutivas que se dão entre os organismos, do mesmo ou de diferentes grupos taxonômicos, as algas podem ser consideradas como um grupo não-natural polifilético. Com base nisso, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) São classificadas como polifiléticas, pois podem estar associadas a outros organismos em processos de simbioses, como no caso das algas verdes, que fazem simbiose com liquens e zooxantelas com os corais.
( ) São chamados de grupo não-natural, pois várias das espécies existentes hoje foram desenvolvidas através de ferramentas de engenharia genética.
( ) São consideradas como um grupo não-natural polifilético, pois não apresentam um único ancestral comum de todos os organismos.
( ) Apresentam organismos representativos de diferentes reinos, como o monera, o protista e o plantae.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas(EAAR) Em uma aula de laboratório o professor montou um circuito com 3 resistores ôhmicos R1, R2 e R3 associados a uma fonte de alimentação ideal (Vt) conforme o circuito abaixo. E solicitou ao aluno que, usando um amperímetro ideal, medisse o valor da intensidade de corrente elétrica que flui através de R2.O aluno, porém fez a ligação do amperímetro (A) da maneira indicada na figura a seguir. Com base nisso, assinale a alternativa que representa o valor indicado, em ampères, no amperímetro.
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Pequenos cérebros de uma espécie humana já extinta são recriados em laboratório e então aprendendo a andar com auxílio de robôs. A pesquisa do geneticista brasileiro Alysson Muotri, em desenvolvimento nos EUA, primeiro desenvolveu “ minicérebros” de neandertais - eles tem quase o tamanho de uma ervilha. Esses minicérebros ainda são muito jovens, como conexões neurais parecidas com as de um bebê humano. Segundo o pesquisador, para que eles se desenvolvam, é necessário de explorem o ambiente.
MARINS, Carolina. Cientista brasileiro insere cerebro neandertal em robôs e ensina a andar. Disponivel em: https://noticiasuol.com.br/
De acordo com o texto, as regiões de conexão que estão sendo estimuladas para que os robôs possam aprender a andar são chamadas de:
- Física
Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a Antiguidade. Os antigos chineses já usavam determinadas pedras, como a magnetita, para obter orientações de rotas para viagens. Essas pedras, quando suspensas por um barbante, assumem posição definida, com uma extremidade apontando sempre para o norte e a outra, para o sul magnético da Terra.Pelegrini, M. "Mini manual compacto de física" [adapt.]
Com base em seus conhecimentos sobre Magnetismo e Eletromagnetismo, analise as afirmativas a seguir.
I.Caso um ímã seja dividido em dois pedaços, de cada pedaço será obtido um novo ímã, com polos norte e sul.
II.Substâncias ferromagnéticas, paramagnéticas e diamagnéticas são assim classificadas por suas características de imantação sob a ação de um campo magnético externo.
III.A campainha elétrica é um aparelho que representa a aplicação do fato de uma corrente elétrica criar um campo magnético.
IV.Os eletroímãs possuem um núcleo, normalmente de plástico, envolto por um solenoide que ao ser percorrido por uma corrente elétrica desimanta seu núcleo.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Matemática | 1.08 Potenciação
As hemácias são células sanguíneas responsáveis pelo transporte de uma substância chamada hemoglobina, a qual tem a função de levar oxigênio dos pulmões para os tecidos. Hemácias normais têm diâmetro médio de 7,8 x 10-6 metros.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 (adaptado).
O diâmetro médio dessas hemácias, em metros, é representado pela razão 78/d , em que d é igual a