(CPS)

Um estudante avaliou o tempo diário do uso do chuveiro em sua casa no decorrer de trinta dias consecutivos, o que permitiu a construção do quadro. Sabendo que o chuveiro de sua casa tem potência de 2800 W o estudante calculou que, no período avaliado, o consumo de energia em sua casa, devido ao uso do chuveiro, foi, aproximadamente, de
Questões relacionadas
- Geografia | 6. Econômica
Examine o mapa.
Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Texto base: .
Enunciado:
Para aprofundar a pesquisa da atividade anterior sobre o artista Portinari, promova algumas leituras de obras para sensibilizar os alunos em relação aos temas da infância trabalhados pelo artista. A partir do contato visual com as obras a aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimento que serão construídos pelo aluno com o auxílio do professor.
Para a leitura de imagens existem várias metodologias, com o objetivo de treinar o olhar sobre as obras de arte, a seguir seja uma sugestão de roteiro criado pelo pesquisador Robert William Ott.
Roteiro para o olhar ( Robert William Ott)
1) Descrever
Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Mostre a imagem e dê um tempo para que a criança a observe cuidadosamente.
Em sala de aula, peça para que as crianças descrevam o que vêem. A partir desse exercício de ver, elas poderão posteriormente identificar e interpretar os detalhes visuais.
2) Analisar
É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas pelo professor devem ter por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seus elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas.
3) Interpretar
A partir das idéias colocadas pelos alunos, o professor poderá aproveitá-las para as diversas possibilidades pedagógicas. Liste-as e eleja, com as crianças, as que correspondam aos objetivos de ensino. Todos devem ter espaço para expressar as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções. Mostre outras manifestações visuais que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, texturas, organização espacial, etc.).
4) Fundamentar
Levantadas as questões que balizarão o trabalho, é tarefa dos alunos buscar respostas. Elabore, junto com eles, uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, etc. De acordo com a faixa etária, os interesses e o nível de conhecimento da classe, ofereça textos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta.
5) Revelar
Com tantas novidades e aprendizados, as crianças certamente estarão estimuladas a produzir. Discuta com todas como gostariam de expor suas idéias. Quais são e como comunicá-las? É hora de criar através do desenho, encorajar a atividade criadora grupal, experimentar com representações em três dimensões, investigar materiais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, exercitar as habilidades para recorte, colagem, modelagem, pintura, etc.
http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf
A seguir sugestões de obras de arte de Portinari para leitura de imagem e respectivas atividades que podem ser trabalhadas a partir das leituras de obras:
Meninos soltando pipa:
Confeccionar pipas com papel de seda e varetas. Brincar de soltar pipas ao ar livre.
Palhaços na gangorra:
Desenhar crianças brincando na gangorra, utilizando retalhos de tecidos variados nas roupas. Fazer dobradura de balões e colar no desenho.
Meninos brincando:
Estudar cores quentes e frias. Brincar ao ar livre movimentando o corpo.
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Observe o gráfico a seguir. Ele mostra a quantidade de alunos matriculados em todo o estado de Rondônia nos últimos anos.
Compare o número de alunos matriculados de um ano para o outro. A partir de que ano o número de alunos passou a ser crescente?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Os 225,8 km de água enlameada que cruzam a Floresta Amazônica anunciam a tragédia adiante: megagarimpos ilegais encravados na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori, no sudoeste do Pará. Mas, ao contrário do rio Doce, a destruição do remoto rio das Tropas acontece de forma oculta – menos para os índios. Cansados de esperar uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros não indígenas do local. Em seis lanchas, dezenas viajaram armados com flechas e espingardas de caça, incluindo mulheres, crianças e idosos.
Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2018.
- Matemática - Fundamental | 22. MDC
Um carpinteiro tem 5 toras de madeira de 25 metros e 6 toras de madeira de 15 metros. Ele quer cortá-las em pedaços de tamanhos iguais e do maior tamanho possível. Quantos pedaços ele conseguirá cortar no total?