(UDESC) Um gerador de eletricidade particular fornece uma tensão contínua de 200 V à única residência a ele ligada. A resistência total dos cabos de transmissão que ligam o gerador à casa vale r ohms. Quando o chuveiro elétrico está em uso na residência, a resistência elétrica total da casa é 5,0 ohms. Sabendo que a potência elétrica fornecida continuamente pelo gerador é 5,0 kW, nesta situação a porcentagem da energia gerada, utilizada somente na transmissão entre o gerador e a residência, é:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.01 Crescimento Populacional
Analise as seguintes frases:
I. O aumento acentuado da população Russa poderá gerar graves problemas socioeconômicos para o país, pois esse é um dos únicos países do mundo em que a expectativa de vida sofreu redução desde a década de 1960.
II. Para tentar reverter o declínio da população no continente europeu, o governo adotou medidas radicais de estímulo à natalidade, tais como benefícios financeiros à famílias que decidirem ter um segundo filho
III. A população indiana vem crescendo rapidamente e o país possui a maior população de trabalhadores jovens do mundo.
IV. O governo chinês vive um grande problema de crescimento populacional incontrolável, sendo que não existem previsões para o início do processo de envelhecimento da população do país.
Dentre as afirmativas acima, podem ser consideradas VERDADEIRAS
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UEFS) Um agente de saúde, que trabalha em um programa de redução da mortalidade infantil, observou que a balança de mola utilizada para pesar crianças recém-nascidas estava com a escala danificada, sem condições de leitura da posição indicada pelo ponteiro. Para calibrar a balança, utilizou massas de valores conhecidos, uma régua e anotou as deformações da mola devido às massas colocadas na cesta pendurada na extremidade livre da balança, obtendo os dados mostrados na tabela.
Nas condições da experiência realizada para calibrar a balança, um bebê colocado na cesta pendurada na extremidade livre da mola, que se deforma de 13,0 cm, tem peso, em kgf, igual a
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Aparelho de som
- CD – Com músicas de Luiz Gonzaga
- Folhas de jornal
- Bexigas
- Fitas de papel crepon
- Elástico
- Lenço
- Papel ofíco
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai colocar um CD de Luiz Gonzaga para as crianças escutarem.
- O professor fará um levantamento do repertório musical preferido pelas crianças.
- Sentados em círculo, as crianças escutarão, escolherão e interpretarão a letra de algumas
músicas para depois dançarem. Após esse momento, o professor apresentará a biografia e
algumas obras do compositor.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga
- As crianças participarão da interpretação, improvisação (criação) e composição da dança.
- As crianças dançarão ao som das músicas que foram selecionadas, atentando para os
comandos dados pelo professor : dançar por toda a sala sentindo o ritmo da música;
dançar em várias direções – para os lados, para frente e para trás; movimentar os braços e as
pernas como se estivesse empurrando um objeto; dançar com as mãos na cintura e
movimentando o quadril de forma circular; dançar de braços dados com um colega
movimentando-se em várias direções no espaço distante do corpo e depois em torno do
espaço próximo ao corpo; dançar trocando de pares, dançar em trios, dançar em colunas
formando um trenzinho; segurar a mão de um colega e girar em torno do mesmo para os dos
lados, dançar de costas um para o outro, dançar bem juntinho e depois sair de mãos dadas.
-Dependendo do ritmo da música, é possível propor, diferentes possibilidades de movimentos:
pular, girar, saltar, socar, recortar, torcer, deslizar e relacionamentos: dançar ombro com
ombro, costas com costas, cabeça com cabeça, pernas entrelaçadas, dançar realizando vários
movimentos, com apoio de diferentes materiais como folhas de jornal, bexigas, fitas de papel
crepom, elástico, lenço, etc.
- Após as crianças experimentarem diferentes possibilidades de movimentos, elas são
orientadas a trabalharem juntas no momento da criação, para conhecerem o próprio corpo
, as possibilidades de movimento e dança. Nesse momento, o professor propõe que elas se
organizem em duplas ou em grupos de cinco para criarem um movimento, apresentarem e
ensinarem para os demais colegas.
- Ao término das apresentações, em que todo o grupo expos a sua criação, é o momento delas
escolherem os movimentos que acharem mais adequados para dançar.
- Feito isso, o professor combinará a sequência dos movimentos, qual será o 1º, o 2º, e o 3º
movimento, bem como a forma de organização dos dançarinos no espaço, as posições,
direções e deslocamentos a ser realizado quando o corpo estiver dançando. As crianças
dançam enquanto o professor observa, intervém, ajuda na realização dos movimentos de
dança, dentro do espaço e nas direções combinadas.
- Ao término dessas vivências elogie, abra espaço para que as crianças apreciem a atividade
apontando os aspectos que deram ou não certo e os que precisam ser melhorados.
- É interessante que as crianças possam registrar esses momentos por meio do desenho e da
escrita . Isso permite organizar o pensamento e servir de consulta para lembrar-se do
processo de criação.
- Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Os dançarinos quem são?
-Se as crianças desejarem realizar uma apresentação para as outras crianças da escola
combinem o dia, o local, a hora, o figurino e o cenário. Envolva as crianças com a organização
e produção do espetáculo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
Fonte:
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/1090445
http://www.mpbnet.com.br/musicos/luiz.gonzaga/index.html
Vídeo de dança do Baião:
http://www.youtube.com/watch?v=vln0VuyeZUw
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA
- Física
Duas cargas são colocada sem uma região onde há interação elétrica entre elas. Quando separadas por uma distância d a força de interação elétrica entre elas tem módulo igual a F Triplicando-se a distância entre as cargas, a nova força de interação elétrica em relação à força inicial, será:
- Língua Portuguesa
As informações presentes no texto procuram orientar o leitor sobre um fato. Pelas características do texto, ele pode ser classificado no gênero