(ALBERT EINSTEIN) A lisozima é uma enzima presente nas lágrimas e nos mucos dos seres humanos. Ela apresenta uma função protetora muito importante, pois atua na hidrólise de carboidratos de alto peso molecular, destruindo a camada protetora da parede celular de muitas bactérias. A seguir são apresentados gráficos que relacionam a atividade da lisozima em função do pH e da temperatura.
Considerando os gráficos, a condição em que a lisozima apresenta a maior atividade enzimática corresponde:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Carta de Derechos Humanos y Principios en Internet 3- Libertad y seguridad en Internet Tal y como se consagra en el artículo 3 de la Declaración Universal: "Toda persona tiene derecho a la vida, la libertad y la seguridad de su persona". Todas las medidas de seguridad deben estar en consonancia con el derecho y las normas internacionales y los derechos humanos. Las medidas adoptadas para proteger la seguridad en línea a menudo restringen desproporcionadamente los derechos humanos, en particular el derecho a la intimidad. Sólo es aceptable que una medida de seguridad restrinja los derechos humanos si se está dentro de las limitaciones legítimas definidas para ese derecho en el derecho internacional. Por lo general, esto significa que la medida debe estar incluida en la ley y ser necesaria y proporcionada para un fin legítimo. En Internet, el derecho a la vida, la libertad y la seguridad incluyen:
- a) Protección contra todas las formas de la delincuencia
Todo el mundo debe ser protegido contra toda forma de delito cometido en o mediante Internet, incluyendo el acoso, el ciber-acoso, el tráfico de personas y el uso indebido de datos o de la identidad digital.
- b) Seguridad de Internet
Toda persona tiene derecho a disfrutar de conexiones seguras y en Internet. Disponible en: <http://diadeinternet.org/pdfs/Internet_Derechos_Principios.pdf>. Acceso el: 20 jun. 2016. Fragmento
La Carta de Derechos Humanos y Principios en Internet defiende que las medidas de seguridad en Internet
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Conforme as vitórias militares aumentavam, cada vez mais Roma dependia do trabalho escravo. Para os romanos, os escravos eram simples "coisas" que se diferenciavam dos bois somente porque falavam. Grande parte deles tinha uma vida muito difícil, descansando apenas nos dias de festa. Comiam mal e vestiam-se com roupas muito simples.
Trabalhavam no plantio, na colheita, no pastoreio, na exploração das minas e nas pedreiras. Realizavam a construção de obras públicas, a limpeza das ruas, atividades artesanais e serviços domésticos. Havia também os escravos que trabalhavam para o divertimento do povo, como os gladiadores, os dançarinos e os músicos. Os escravos de origem grega eram considerados sábios e cultos; geralmente trabalhavam como professores para as famílias mais ricas e importantes.
Ter a palma das mãos ou a língua queimadas com ferro em brasa, ser surrado com varas ou até morrer ou ser crucificado eram castigos corporais comuns aos escravos que não respeitassem seus donos e suas ordens.
AQUINO, Rubim Santos Leão de. Fazendo a história: da pré-história ao mundo feudal. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1989.
O objetivo principal do texto é
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Sabe-se que corpos aquecidos emitem radiação eletromagnética em uma ampla faixa de frequências, porém apenas uma parte é visível ao olho humano. O espectro de emissão de um corpo é representado geralmente em forma de gráfico de emissão, como mostrado abaixo
Dependendo de sua temperatura, uma frequência de pico se destaca dentro do espectro de emissão demonstrando a máxima intensidade na radiação emitida. Outro fator importante na emissão é a faixa de frequência na qual a mesma ocorre, definindo assim o tipo de radiação qualificada no espectro.
A intensidade das ondas eletromagnéticas irradiadas pelo corpo
- Arte - Fundamental | 07. Cultura e Arte Popular
1 - Comece perguntando aos alunos sobre gestos que eles conhecem do cotidiano. Deixe que cada um se manifeste livremente.
1.1 - Veja aqui alguns gestos vinculados a diferentes culturas:
DE MÃOS LIMPAS
Saudação mais comum no Ocidente, sobretudo entre os homens, o aperto de mão também é usado para selar acordos. A origem do gesto é incerta, mas acredita-se que tenha surgido para demonstrar que ambas as partes estavam desarmadas - já balançar as mãos seria um meio de descobrir se não havia armas escondidas na manga da camisa do seu “amigo”!
DÁ UMA CURVADINHA
O ato de curvar-se diante da pessoa é usado pela galera de vários países orientais, como Japão e Coreia. Além de sinal de saudação, pode significar respeito, gratidão ou até um pedido de desculpas. A curvadinha também pode ser acompanhada de um aperto de mão
TUDO ZEN
Usado principalmente na Índia, mas também em outros países asiáticos, o famoso Añjali Mudra - pequena reverência com as mãos juntas do peito - pode ser feito em silêncio ou acompanhado da palavra “namastê”, que em sânscrito significa “o Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você”.
OI, MAMÃE!
O velho e bom tchauzinho é um dos gestos mais comuns no mundo, sendo utilizado para cumprimentar de longe, em momentos rápidos, ou, ainda, ao se despedir de alguém. Acredita-se que sua origem seja parecida com a do aperto de mão, como demonstração de que a galera está desarmada.
ALOHA!
Popularizado pela galera do surfe, em geral o shaka ou hang loose é feito junto com uma balançadinha da mão. No Havaí, diz-se que o gesto surgiu com um cara chamado Hamana Kalili, que perdeu os três dedos do meio num moedor de açúcar e, com isso, seu aceno de mão passou a ter apenas o polegar e o mindinho. Surfistas e crianças simpatizaram com a coisa e, em pouco tempo, já era uma tradição no país, se espalhando pelo mundo.
SINAL DE AMOR
O cumprimento ILY surgiu a partir da língua dos sinais de deficientes auditivos nos EUA, onde significa I Love You. Mas ele só espalhou mesmo como uma saudação corriqueira, nos EUA e Canadá, a partir do final dos anos 60, quando foi adotado pela galera hippie do “paz e amor”.
NA ABA DO MEU CHAPÉU
A saudação em que se levanta dois dedos até certa altura da cabeça - mais ou menos onde seria a aba de um chapéu - é comum na Austrália e nos EUA. Mas só entre os homens, já que sua origem é esta mesmo: vem da época em que os homens tocavam ou tiravam o chapéu ao cumprimentar alguém.
CONTINÊNCIA, VOLVER!
Feita por militares em todo o mundo, a saudação surgiu no fim da Idade Média, quando cavaleiros precisavam erguer o visor do elmo para se identificar. O movimento com a mão na testa logo passou a ser usado também na presença de soberanos, sendo incorporado mais tarde à disciplina militar.
JOINHA!
O dedão para cima é outra saudação quase universal. Mas o “joinha” já teve outro significado ao longo da história. Na Antiguidade, por exemplo, representava desaprovação. Há até uma polêmica em torno de seu uso no Coliseu, em Roma. Em vez de um sinal para poupar a vida de um gladiador, alguns estudiosos dizem que plateia usava o dedão para cima quando queria a morte pela espada, escondendo o dedão caso quisesse salvar a pele do cara.
2 - Em seguida, proponha aos alunos a seguinte reflexão: sabemos que o nosso corpo fala, no entanto podemos falar através do corpo de maneiras diferentes? Quando isto acontece?
- Neste momento é importante conduzir o pensamento dos alunos para o contexto de que existem gestos usados para produzir mensagens triviais, mas existem também gestos carregados de significados. São aqueles capazes de fazer toda a diferença dentro de um contexto, quando utilizados. Sendo assim, o gesto difere do ato. Agir é fazer, realizar, de forma individual ou coletiva, mas o gesto é, sobretudo, significar. Veja o que diz a respeito o texto abaixo:
"O gesto está prenhe de significação; o gesto gesta uma pletora de sentidos, dados (pela sensação, como materialidade) e produzidos (pelo signo). De um entendimento de gesto meramente motor – significado em parte por códigos de ordem sócio-histórica e cultural, podemos o gesto como uma forma-força expressiva. A intensidade dessa experiência, da beleza do gesto, faz brotar uma narrativa na forma de um sentimento de encantamento, plenitude e serenidade, reforça a hipótese de que a experiência estética produzida, disparada pelo gesto – compreendido como ato estético –, faz ver de maneira mais clara, luminosa e distinta o real [simbolizado e imaginado] que se lhe impõe. O entendimento de que o gesto constitua [como ato estético] uma ação simbólica de efeito estético – por natureza infinitamente variada – transfere ao gesto uma pluralidade de sentidos possíveis, plenos, intensos, consistentes (Galard, 2008, p. 52-53). O gesto permite redimensionar o sentido e a função do ato, das ações, das condutas humanas diante da simbolização dos modos de ser, de identificar-se, de conduzir-se perante o outro; de adotar, enfim, uma arte que avalie, retrabalhe e recomponha a ação humana como gesto que a torne plenamente consciente e responsável por seus efeitos – sejam eles previstos, imprevistos ou não previsíveis." (Texto adaptado de A dimensão performativa do gesto na prática docente, de autoria de Marcelo de Andrade Pereira.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n45/12.pdf.
3 - Pergunte agora aos alunos se eles podem relatar aos colegas gestos que presenciaram ou realizaram que, tocaram ou transformaram, de alguma forma suas vidas. Deixem que relatem uns aos outros estas memórias.
4 - Em seguida apresente a eles algumas imagens vinculadas ao teatro. Fixar as imagens no quadro e listar logo abaixo de cada uma as impressões que elas despertaram nos alunos:
Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/cultura/breves-cenas-de-teatro-para-todo-o-brasil/
Disponível em: http://acroatico.blogspot.com.br/2010/04/teatro.html
Disponível em: http://www.guarulhosnoticias.com.br/portal/index.asp?InCdSecao=3&InCdEditoria=7&InCdMateria=1904&Exposi%E7%E3o+%93Palco%94+retrata+cenas+do+teatro+paulistano
Disponível em: http://www.lixeiradourada.com/2009/08/203-teatro-filmado.html
5 - Pergunte a seus alunos qual a importância dos gestos na vida de um ator de teatro, cinema ou televisão. Seria a capacidade de transformar um texto em gesto, a qualidade essencial ao artista?
6 - Convide agora, cada aluno a compor uma cena em que fique evidente um gesto elaborado por ele. Em seguida, cada aluno, de posse de sua máquina fotográfica, fará registros dos gestos e falas elaboradas pelos colegas. (Se julgar enriquecedor, o professor poderá escolher um poema, ou vários, para inspiração dos alunos).
7 - Ao final, as fotos poderão ser montadas em slides ou em uma bela exposição impressa que poderá ser apresentada na escola.
Referência:
Gestos em diferentes culturas:
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-os-gestos-de-saudacao-mais-usados-no-mundo>.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe a imagem e leia o trecho.
Com efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão de obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo, quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto? Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm>
Enunciado:
- a) Explique como os portugueses, inicialmente, conseguiram “força de trabalho para tão ambicioso projeto”.
b) Cite e explique uma das consequências dessa exploração da força de trabalho para as comunidades indígenas.