(UNESP)
Os nitritos de sódio e de potássio são aditivos utilizados como conservadores na fabricação de salames, presuntos e outros frios e, também, para conferir a cor característica desses produtos.
Os nitritos são considerados mutagênicos. Sua hidrólise produz ácido nitroso que reage com bases nitrogenadas do DNA. A reação desse ácido com a adenina (A) produz hipoxantina (H) cuja estrutura molecular está representada a seguir.
Como a hipoxantina (H) apresenta estrutura molecular semelhante à da __________, ocorre um erro de pareamento entre bases, que passa a ser __________ em vez de A-T
As lacunas do texto são preenchidas por:
Questões relacionadas
- Física | A. Escalar
(UNIT MACEIÓ)
Considerando-se os dados fornecidos nessa tabela, que representam a posição de uma partícula em movimento uniforme em função do tempo, é correto afirmar que a equação horária do espaço desse movimento é
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(IFAL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) à seguir, considere o texto abaixo.
Minha vida
Minha vida
não é tempo que corre
do meu natal
à minha morte
Minha vida é o meu dia de natal
- Dia da minha morte
In:COOPER, Jorge. Poesia Completa. Maceió: Cepal, 2010, p. 41.
No poema, aparecem os vocábulos “vida” e “morte”, que, sendo antônimos, contribuem para o desfecho paradoxal expresso nos dois últimos versos. Quanto às relações semânticas dos pares de palavras abaixo, qual das alternativas apresenta um erro?
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FGV-RJ) A história da construção do Estado brasileiro na primeira metade do século XIX foi a história da tensão entre unidade e autonomia. Por outro lado, no interior do Estado, de elites com fortes vínculos com os interesses de sua região de origem e ao mesmo tempo comprometidas com uma determinada política nacional, pautada pela negociação destes interesses e pela manutenção da exclusão social, marcou não apenas o século XIX, como também o século XX. Através do parlamento essas elites regionais têm imposto uma determinada dinâmica para o jogo político que se materializa na imensa dificuldade de empreender reformas sociais profundas.
Dolhnikoff, Miriam. O pacto imperial. As origens do federalismo no Brasil. São Paulo: Globo, 2005, p. 11-12.
De acordo com o ponto de vista apresentado no texto,
- História | 5.5 Revolução Inglesa
Por que o movimento revolucionário inglês do século XVII não avançou mais, parecendo atingir um ponto próximo ao radicalismo, para, a seguir, retornar a limites que podem ser considerados bastante modestos para os observadores? [...] Há muitas explicações para essa pergunta, mas são poucas as que levam em conta a amadurecida disposição das forças sociais envolvidas no processo. Se entendermos que radicalizar o processo significaria atender às reivindicações das forças populares, representadas principalmente pelos Niveladores (Levellers) e também pelos escavadores (Diggers), a conclusão parece óbvia: os proprietários não forneceriam recursos necessários à organização e manutenção de um exército para voltá-lo contra si e ameaçar sua condição de proprietários. MICELI, Paulo. As Revoluções Burguesas. Coleção Discutindo a História. São Paulo, Atual Editora, 1994, p. 41. (ASS.C3H15)
A resposta para a pergunta inicial do texto é que a Revolução Inglesa do século XVII
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Una obra basada en fotografías de Sebastião Salgado recrea la tragedia de los refugiados
"En un rincón entre las hojas / dos niños me miraban. / Uno sujetaba una taza blanca. / El otro nada, / arrebujado / en una especie de manta. / No estaban asustados. / No estaban tristes. / No estaban interesados. / Simplemente me miraban". Una actriz recrea el instante en el que Sebastião Salgado prepara su cámara para retratar a dos niños tirados en un camino durante la Primera Guerra del Congo, en 1997, cuando miles de huérfanos vagaban por los campos de Zaire en busca de comida. Es una de las escenas centrales del espectáculo teatral Éxodos, inspirado en imágenes de refugiados, exiliados y migrantes captadas por el fotógrafo brasileño y recogidas después en su libro Éxodos.
La obra, que cuenta en tono poético el viaje de un grupo de niños que huyen de una guerra, irrumpe en un momento en el que fotografías muy parecidas a los que hizo Salgado hace 20 años se reproducen a diario en los periódicos. Ahora mismo hay 50 millones de personas desplazadas forzosamente de sus hogares.
Las fotografías de Salgado cobran vida en el escenario. Algunas fotos se proyectan, otras se ponen en movimiento y se transforman en escenas. "La atmósfera global del espectáculo parte del estudio minucioso de esas imágenes. Las miradas, la textura de la tierra, los muros rotos, los ladrillos, los refugios de plástico. Todo eso está recogido. Y también los objetos que las personas se llevan precipitadamente en los éxodos: las pequeñas maletas, las mantas, los juguetes... siempre hay un juguete", explica el director. El espectáculo se centra en los niños, "los más vulnerables y desprotegidos en las migraciones. Miles de ellos caminan solos, aferrados a un juguete que quizá sea su único vínculo con su pasado, en busca de un lugar donde haya paz".
Internet: elpais.com.es (con adaptaciones).
Basándose en las informaciones contenidas en el texto y en la imagen, juzgue los ítem siguiente.
La obra teatral mencionada fue el propulsor que llevó al fotógrafo Sebastião Salgado a publicar su obra Éxodos.