(UEG) As cianobactérias são micro-organismos que apresentam grande capacidade de colonização em diversos habitats e, de acordo com a taxonomia atual, existem pelo menos 40 gêneros que são produtoras de toxinas em ambientes aquáticos, por causa da crescente eutrofização desses ambientes. A saxitoxina, representada abaixo, é uma neurotoxina produzida por algumas espécies de cianobactérias.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Explique a afirmativa:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o Texto a seguir. Logo o Núcleo Bandeirante, conjunto habitacional para alojar os funcionários da Novacap, foi montado e a cidade [Brasília] passou a receber milhares de migrantes e estrangeiros [...] em meados de 1957. Esses trabalhadores de Brasília foram apelidados de ‘candangos’. Enfrentavam jornadas de até 14 horas de trabalho, solários iniciais irregulares. Vinham de toda parte do país, especialmente do nordeste. ‘[...] Traziam nas roupas, na sola do pé, no rosto, a poeira vermelha levantada pelos raros caminhões que passavam por aquelas redondezas, vindos dos confins do sertão [...]. Instalavam-se onde dava – pois a cidade ainda era de todos e de ninguém: desbastavam o mato e armavam abrigos de lona como podiam, apenas para dormir – dormir e sobreviver. PIRES, Lucas Rodrigues da Motta. O Brasil de Juscelino Kubitscheck. São Paulo: Landy, 2006. p. 147. (Fragmento)
Enunciado:
A construção da nova capital nacional foi um dos principais projetos políticos de Juscelino Kubitscheck. Considerando o contexto político e socioeconômico do Brasil neste período.
Analise o processo de construção da nova capital federal, identificando as dificuldades apontadas pelo autor neste empreendimento de JK.
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UECE) A medida da aresta de um tetraedro regular com altura igual a 5 metros é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho abaixo: Crise econômica no Brasil Entretanto, houve grave erro estratégico na medida em que o ajuste estrutural brasileiro dependeu, em boa medida, de recursos externos. Assim, [...] houve aumento da vulnerabilidade na esfera financeira. O endividamento externo se tornou crítico e se transformou na principal restrição ao desenvolvimento econômico, tendo em vista a elevação do preço do petróleo e das taxas de juros internacionais em 1979, a contração dos fluxos internacionais de capitais, o fraco desempenho da economia mundial no período 1980-83, e a moratória do México e eclosão da crise da dívida externa em 1982. GONÇALVES, Reinaldo. Jornal dos Economistas, abr. 2014, p. 10. Disponível em: <https://bit.ly/2O5owOz>. Acesso em: 20 jul. 2018.
Enunciado:
As diversas crises econômicas a que se refere o texto foram responsáveis por