(UERJ) Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis. Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5 e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.
Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:
Questões relacionadas
- Física | 2.1 Cinemática
Um foguete persegue um avião, ambos com velocidades constantes e mesma direção. Enquanto o foguete percorre 4,0 km, o avião percorre apenas 1,0 km.
Admita que, em um instante t1, a distância entre eles é de 4,0 km e que, no instante t2, o foguete alcança o avião.
No intervalo de tempo t2-t1, a distância percorrida pelo foguete, em quilômetros, corresponde aproximadamente a:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Folha de São Paulo, 5 ago. 2011 (adaptado)
Um leitor interessado nas decisões governamentais escreve uma carta para o jornal que publicou o edital, concordando com a resolução sintetizada no Edital da Secretaria de Cultura. Uma frase adequada para expressar sua concordância é:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FUVEST 2009 1ª FASE) Em três balanças aferidas, A, B e C, foram colocados três béqueres de mesma massa, um em cada balança. Nos três béqueres, foram colocados volumes iguais da mesma solução aquosa de ácido sulfúrico. Foram separadas três amostras, de massas idênticas, dos metais magnésio, ouro e zinco, tal que, havendo reação com o ácido, o metal fosse o reagente limitante. Em cada um dos béqueres, foi colocada uma dessas amostras, ficando cada béquer com um metal diferente. Depois de algum tempo, não se observando mais nenhuma transformação nos béqueres, foram feitas as leituras de massa nas balanças, obtendo-se os seguintes resultados finais:
balança A: 327,92 g
balança B: 327,61 g
balança C: 327,10 g
Dados: massa molar em g/mol
- Mg .......... 24,3
- Au ......... 197,0
- Zn .......... 65,4
As massas lidas nas balanças permitem concluir que os metais magnésio, ouro e zinco foram colocados, respectivamente, nos béqueres das balanças.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(FASA) Considere uma caixa contendo equipamentos de alta sensibilidade, colocado sobre uma grande balança de mola, mantendo-a imóvel com fitas aderentes. O conjunto desliza para baixo, com velocidade constante, sobre uma rampa inclinada que forma um ângulo de 37° em relação a uma superfície horizontal. Sabe-se que o módulo da aceleração da gravidade local é 10 m/s², a massa do conjunto é igual a 15,0 kg e cos 37° e sen 37° são, respectivamente, iguais a 0,8 e 0,6. Sabendo-se que a constante elástica da mola da balança é igual a 500,0 N/m, a energia potencial elástica armazenada na mola é igual, em J, a
- Física | B. Vetorial
Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano.
De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era: