(IFSUL) Os nitritos são usados como conservantes químicos em alimentos enlatados e em presuntos, salsichas, salames, linguiças e frios em geral. Servem para manter a cor desses alimentos e proteger contra a contaminação bacteriana. Seu uso é discutido, pois essas substâncias, no organismo, podem converter-se em perigosos agentes cancerígenos, as nitrosaminas. Abaixo temos a representação de duas nitrosaminas:
Essas nitrosaminas são isômeras
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
Células solares à base de TiO2 sensibilizadas por corantes (S) são promissoras e poderão vir a substituir as células de silício. Nessas células, o corante adsorvido sobre o TiO2 é responsável por absorver a energia luminosa (hv) e o corante excitado (S*) é capaz de transferir elétrons para o TiO2. Um esquema dessa célula e os processos envolvidos estão ilustrados na figura. A conversão de energia solar em elétrica ocorre por meio da sequência de reações apresentadas.
LONGO. C.; DE PAOLl, M. A. Dye-Sensitized Solar Cells: A Successful Combination of Materials. Journal of the Brazilian Chemieal Society. n. 6, 2003 (adaptado).
A reação 3 é fundamental para o contínuo funcionamento da célula solar, pois:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Após a confirmação da inflação mais baixa, o Banco Central anunciou, nesta quarta-feira, 21, o 12° corte consecutivo dos juros básicos da economia. A taxa Selic caiu 0,25 ponto porcentual e passou de 6,75% para 6,5% ao ano – o menor nível desde sua criação em 1996.
Disponívelem: http://economia.estadao.com.br. Acesso em: 2 maio 2018.
Considere log 2 = 0,30, log 3 = 0,48, log 5 = 0,70 e log 71 = 1,85.
Suponha que um investidor aplique R$ 120.000,00 em fundo de investimento que retorne rendimento a partir da taxa Selic. Considerando-se que a taxa permaneça estável, o tempo, em meses, necessário para o investidor poder resgatar R$ 180.000,00 é
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Atente aos seguintes excertos: “Nos embates ocorridos nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento tem, além de um cerceamento ambiental, uma dimensão social(...)”
“O relatório Brundtland (1987) abriu um imenso debate na academia sobre o significado de desenvolvimento sustentável (...)”
“No Brasil, Machado (2005) defende que o DS é um discurso, conforme a proposição de Foucault; enquanto Nobre & Amazonas (2002) afirmam que é um conceito político-normativo, noção que já estava presente no Relatório Brundtland. Veiga (2010), no entanto, fará uma defesa interessante – de que se trata antes de tudo de um novo valor. Na sua assimilação pela sociedade, encontra-se a possibilidade da adoção de medidas que venham efetivamente a mudar o rumo do desenvolvimento, levando-o da jaula do crescimento econômico material para a liberdade do desenvolvimento humano, enquanto ampliação das oportunidades (...)”
Os trechos acima estão contidos na íntegra no artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento, Estudos avançados, 2012. O referido artigo articula veementemente o debate sobre o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta corretamente as três dimensões do desenvolvimento sustentável.
- História | 4.1 Alta Idade Média
José de Alencar retratou o seu herói goitacá em prosa, a exemplo do que o escocês Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na célebre novela Ivanhoé. Para evocar um mítico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o índio seria o modelo de que Alencar lançaria mão. (...) O índio entrara como tema na literatura universal por influência das ideias dos filósofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (...). As teses de Rousseau sobre o “bom selvagem”, por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do século XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os pés no chão americano. Foram esses viajantes os responsáveis pela propagação do juízo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (...).
(NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de José de Alencar. São Paulo: Globo, 2006. p. 166-167)
O ideal cavalheiresco, herança dos valores militares romanos e germânicos, foi uma das características marcantes da Idade Média. Nesse período,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Observe as fotografias abaixo, leia o texto e responda a questão.
Enunciado:
Toda criança e todo jovem portador de necessidades especiais têm o direito à escola em qualquer lugar.
Essas crianças têm dificuldade de fala, de audição, de visão, de locomoção, de entendimento da realidade. Houve um tempo em que essas crianças só podiam estudar em escolas especiais. Hoje elas têm o direito de estudar e conviver com turmas de qualquer escola. Desse modo, a escola tornou-se um lugar para todos os alunos, uma escola chamada inclusiva.
Cite DUAS ações que você faria, se fosse Secretário da Educação do seu Estado, para melhorar as escolas, e atender aos alunos especiais.