(UERJ) Um mesmo composto orgânico possui diferentes isômeros ópticos, em função de seus átomos de carbono assimétrico. Considere as fórmulas estruturais planas de quatro compostos orgânicos, indicadas na tabela.
O composto que apresenta átomo de carbono assimétrico é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A mosca-branca, Bemisia tabaci (Genn.), é uma das principais pragas do feijoeiro e vem inviabilizando a produção desta cultura em algumas regiões do país, devido às altas infestações, principalmente no plantio do final da estação chuvosa (Barbosa et al. 2004). A transmissão do Vírus do Mosaico Dourado pela mosca-branca pode atingir das plantas quando infestadas no início de seu desenvolvimento. Entre os principais danos causados por essa virose estão as deformações e as reduções do número, tamanho e peso de vagens e grãos (FARIA, 1988). O desequilíbrio ecológico causado pelo uso intenso de pesticidas tem mobilizado diversos setores da sociedade [...].
Fonte: <http://bioassay.org.br/bioassay/article/view/68/107>. Acesso em: 29 de abril de 2016.
Um dos graves problemas gerados pelo uso excessivo de pesticidas é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto a seguir. Cantor de Armazém está no “The Voice Brasil” Os olhares dos telespectadores de Santa Catarina se voltaram, quinta-feira, à participação de Dudu Fileti no “The Voice Brasil”, da Globo. O cantor, que é de Armazém, mas mora em Florianópolis, teve três cadeiras viradas e escolheu Lulu Santos como técnico. Apenas Claudia Leitte não virou. Em entrevista ao Diário do Sul, Dudu, que na edição passada não foi escolhido pelos jurados, conta que agora a intenção é trabalhar e apresentar boas interpretações. “Como disse no programa, em 2013 eu respeitei a decisão dos jurados e respeitei os profissionais que avançaram na competição. Creio que foi esse respeito e o apoio das pessoas que apostaram na #voltadudu que me alimentaram para tentar novamente. Então, estar de volta e ser aprovado da forma positiva dá mais gás para trabalhar e apresentar boas interpretações. Estou muito feliz, acho que é a palavra que melhor descreve este momento. Agora é focar nos ensaios para a etapa de duelos”, afirma. Disponível em: <http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=17589>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento)
Justifique a classificação do gênero do texto como notícia de internet, tendo em vista recursos de linguagem utilizados nele.
- Língua Portuguesa
Buscando a excelência
Lya Luft
Estamos carentes de excelência. A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente. Autoridades, altos cargos, líderes, em boa parte desinformados, desinteressados, incultos, lamentáveis. Alunos que saem do ensino médio semianalfabetos e assim entram nas universidades, que aos poucos – refiro-me às públicas – vão se tornando reduto de pobreza intelectual.
As infelizes cotas, contras as quais tenho escrito e às quais me oponho desde sempre, servem magnificamente para alcançarmos este objetivo: a mediocrização também do ensino superior. Alunos que não conseguem raciocinar porque não lhes foi ensinado, numa educação de brincadeirinha. E, porque não sabem ler nem escrever direito e com naturalidade, não conseguem expor em letra ou fala seu pensamento truncado e pobre. [...] E as cotas roubam a dignidade daqueles que deveriam ter acesso ao ensino superior por mérito [...] Meu conceito serve para cotas raciais também: não é pela raça ou cor, sobretudo autodeclarada, que um jovem deve conseguir diploma superior, mas por seu esforço e capacidade. [...]
Em suma, parece que trabalhamos para facilitar as coisas aos jovens, em lugar de educá-los com e para o trabalho, zelo, esforço, busca de mérito, uso da própria capacidade e talento, já entre as crianças. O ensino nas últimas décadas aprimorou-se em fazer os pequenos aprender brincando. Isso pode ser bom para os bem pequenos, mas já na escola elementar, em seus primeiros anos, é bom alertar, com afeto e alegria, para o fato de que a vida não é só brincadeira, que lazer e divertimento são necessários até à saúde, mas que a escola é também preparação para uma vida profissional futura, na qual haverá disciplina e limites – que aliás deveriam existir em casa, ainda que amorosos.
Muitos dirão que não estou sendo simpática. Não escrevo para ser agradável, mas para partilhar com meus leitores preocupações sobre este país com suas maravilhas e suas mazelas, num momento fundamental em que, em meio a greves, justas ou desatinadas, [...] se delineia com grande inteligência e precisão a possibilidade de serem punidos aqueles que não apenas prejudicaram monetariamente o país, mas corroeram sua moral, e a dignidade de milhões de brasileiros. Está sendo um momento de excelência que nos devolve ânimo e esperança.
(Fonte: Revista Veja, de 26.09.2012. Adaptado).
Assinale a classe de palavras correspondente a cada uma das palavras grifadas no trecho: A mediocridade reina, assustadora, implacável e persistentemente:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Acontecimentos importantes marcaram a História do Brasil na segunda metade do século XIX, dentre eles pode-se destacar imigração, a abolição da escravidão e a Proclamação da República. Sobre estes acontecimentos assinale a alternativa CORRETA:
- Geografia | 3.3 Solo
Uma mancha esverdeada se destaca na paisagem ondulada dos arredores de Poções, pequeno município no Semiárido baiano. Ali, a profusão de cactos e árvores da Caatinga contrasta com a pastagem e os solos nus do entorno. O responsável pelo “oásis” é o engenheiro aposentado Nelson Araújo Filho, de 66 anos. “Quando comecei aqui, o solo era compactado e não produzia nada”. Sentado à sombra de um umbuzeiro, Araújo conta que por muitos anos aquela área, que pertence a seu pai, abrigou roças de milho e aipim. Depois, virou pasto para gado. Mas os anos de uso esgotaram o solo e o deixaram em vias de virar deserto — fenômeno que atinge cerca de 13% das terras do Semiárido brasileiro. Araújo começou a reverter o processo há três anos com a implantação de um sistema agroflorestal em 1,8 hectare, espaço equivalente a dois campos de futebol. A técnica, que tem sido adotada em várias regiões brasileiras e do mundo, se espelha no funcionamento dos ecossistemas originais de cada região.
FELLET, J.; LIMA, F. Agricultores transformam deserto em floresta no Semiárido. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 10 nov. 2021 (adaptado).
A iniciativa de uso agrícola do solo descrita no texto promove a