(UNESP) Examine as estruturas do ortocresol e do álcool benzílico.
O ortocresol e o álcool benzílico
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(Uern)
O filósofo grego Sócrates, 469-399 a.C, foi condenado a beber uma xícara de extrato da planta cicuta, que contém uma substância química extremamente tóxica, conhecida como coniina.
Em relação a essa substância química, é correto afirmar:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UECE) Ultimamente o futebol tem sido foco de noticiários em função da copa do mundo. Durante uma partida, suponha que a bola cai verticalmente sem girar e se choca com o solo. De modo simplificado, pode-se descrever esse choque como uma colisão entre dois corpos, sendo um a bola e o outro o planeta Terra. Caso se considere este evento como uma colisão elástica, é correto afirmar que há conservação
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) “Em 1930, Getúlio Vargas já era um líder conhecido da política do Rio Grande do Sul e experimentara cargos a nível federal (...). Embora para os gaúchos fosse uma importante figura política, no conjunto do movimento ‘revolucionário’ de 1930 era apenas uma das lideranças. Assumiu a chefia do Governo Provisório apenas por ter sido o candidato derrotado da eleição que motivara o movimento. Ou seja, em inícios da década de 1930, Vargas era um dentre outros nomes que poderiam ascender na política nacional. Se seu prestígio cresceu ao longo dessa década, isso se deveu a um conjunto de fatores.”
(GOMES, Ângela de Castro. A última cartada. In: Nossa História, ago. 2004, p. 16)
Não constitui um fator que favoreceu o crescimento do prestígio político de Vargas ao longo das décadas de 1930 e 1940, a:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O craque crespo
Desde que Neymar despontou no futebol, uma de suas marcas registradas é o cabelo. Sempre com um visual novo a cada campeonato. Mas nesses anos de carreira ainda faltava o ídolo fazer uma aparição nos gramados com seu cabelo crespo natural, que ele assumiu recentemente para a alegria e a autoestima dos meninos cacheados que sonham ser craques um dia.
É difícil assumir os cachos e abandonar a ditadura do alisamento em um mundo onde o cabelo liso é tido como o padrão de beleza ideal. Quando conseguimos fazer a transição capilar, esse gesto nos aproxima da nossa real identidade e nos empodera. Falo por experiência própria. Passei 30 anos usando cabelos lisos e já nem me lembrava de como eram meus fios naturais. Recuperar a textura crespa, para além do cuidado estético, foi um ato político, de aceitação, de autorreconhecimento e de redescoberta da minha negritude.
O discurso dos fios naturais tem ganhado uma representação cada vez mais positiva, valorizando a volta dos cachos sem cair no estereótipo do “exótico”, muito comum no Brasil. O cabelo crespo, definitivamente, não é uma moda passageira. Torço que para Neymar também não seja.
Alexandra Loras é ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros.
LORAS, A. O craque crespo. Disponível em: http://diplomatique.org.br.Acesso em: 1 set. 2017.
Considerando os procedimentos argumentativos presentes nesse texto, infere-se que o objetivo da autora é
- Química | 2.4 Cinética Química
(UEFS)
Os dados apresentados na tabela foram obtidos a partir de experimentos feitos com a reação de cloreto de iodo, ICl(g) e hidrogênio, H2(g), a determinada temperatura.
Uma análise desses dados permite inferir: