(MACKENZIE) O butanoato de metila é um flavorizante de frutas utilizado na indústria alimentícia. A sua fórmula estrutural está representada abaixo.
Analise a fórmula do butanoato de metila e assinale a alternativa que traz, respectivamente, um isômero de compensação e um de função desse flavorizante.
Questões relacionadas
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UNIOESTE) A edição de genes, que envolve a alteração ou desativação de genes existentes, pode vir a ser utilizada no tratamento de doenças genéticas e para criar animais, como porcos com genes editados, livres de vírus, e assim seus órgãos poderão ser utilizados para transplantes.
Adaptado de http://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,edicaode-genes-abrecaminho-para-transplante-de-porcosparahumanos,7000193248. Acesso: 10-08-2017.
Sobre genes, é CORRETO afirmar que
- Física
Um bloco escorrega, livre de resistência do ar, sobre um plano inclinado de 30° conforme a figura (sem escala) a seguir.
No trecho AB não existe atrito e no trecho BC o coeficiente de atrito vale
O bloco é abandonado, do repouso em relação ao plano inclinado, no ponto A e chega ao ponto C com velocidade nula. A altura do ponto A em relação ao ponto B é h1 e a altura do ponto B em relação ao ponto C é h2.A razão h1/h2 vale:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Desde Nápoles hasta Johannesburgo, desde Buenos Aires hasta Barcelona, los actos de xenofobia y racismo indican que nos encontramos ante un fenómeno global. Definida por la Real Academia de la Lengua como el “odio, repugnancia y hostilidad a los extranjeros”, la xenofobia va de la mano con los flujos migratorios por razones económicas o ambientales, y el desplazamiento forzado provocado por los conflictos armados internos y las guerras. El otro, el que viste, habla y tiene otra cultura y una religión diferente es visto con sospecha, desconfianza y temor en los países del llamado primer mundo. Los políticos de derecha y los grandes medios “ensalzan lo propio y denigren lo ajeno” contribuyendo a crear un clima de miedo y odio hacia el extraño y desconocido.
TAMAYO, G. E. Disponível em: www.alainet.org. Acesso em: 23 fev. 2012.
No texto, a relação entre o fenômeno discriminatório e a postura de políticos de direita e de grandes meios de comunicação tem a função de
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Atualmente, uma série de dietas alimentares têm sido divulgadas com os mais diferentes propósitos: para emagrecer, para melhorar a produtividade no trabalho e até mesmo dietas que rejuvenescem o cérebro. No entanto, poucas têm embasamento científico, e o consenso dos nutricionistas é que deve ser priorizada uma dieta balanceada, constituída de frutas e vegetais, uma fonte de carboidrato, uma de ácido graxo insaturado e uma de proteína. O quadro apresenta cinco dietas com supostas fontes de nutrientes.
Supostas fontes de nutrientes de cinco dietas
Dieta
Carboidrato
Ácido graxo insaturado
Proteína
1
Azeite de oliva
Peixes
Carne de aves
2
Carne de aves
Mel
Nozes
3
Nozes
Peixes
Mel
4
Mel
Azeite de oliva
Carne de aves
5
Mel
Carne de boi
Azeite de oliva
A dieta que relaciona adequadamente as fontes de carboidrato, ácido graxo insaturado e proteína:
- Literatura | 4.1 Romantismo
José de Alencar retratou o seu herói goitacá em prosa, a exemplo do que o escocês Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na célebre novela Ivanhoé. Para evocar um mítico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o índio seria o modelo de que Alencar lançaria mão. (...) O índio entrara como tema na literatura universal por influência das ideias dos filósofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (...). As teses de Rousseau sobre o "bom selvagem", por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do século XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os pés no chão americano. Foram esses viajantes os responsáveis pela propagação do juízo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (...).
(NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de José de Alencar. São Paulo: Globo, 2006. p. 166-167)
A corrente romântica indianista, além da ficção de José de Alencar, encontrou também alta expressão na (no)