(UERJ) Observe abaixo as fórmulas estruturais espaciais dos principais compostos do óleo de citronela, produto empregado como repelente de mosquitos.
Considerando essas fórmulas estruturais, a quantidade de compostos que apresentam isômeros espaciais geométricos é igual a:
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- Física | B. Resistores
Em uma disciplina de circuitos elétricos da FATEC, o Professor de Física pede aos alunos que determinem o valor da resistência elétrica de um dispositivo com comportamento inicial ôhmico, ou seja, que obedece à primeira lei de Ohm. Para isso, os alunos utilizam um multímetro ideal de precisão e submetem o dispositivo a uma variação na diferença de potencial elétrico anotando os respectivos valores das correntes elétricas observadas. Dessa forma, eles decidem construir um gráfico contendo a curva característica do dispositivo resistivo, apresentada na figura.
Com os dados obtidos pelos alunos, e considerando apenas o trecho com comportamento ôhmico, podemos afirmar que o valor encontrado para a resistência elétrica foi, em 103ohms de: - Geografia - Fundamental | C. Os Modais de Transporte
Observe o gráfico a seguir.
O gráfico apresenta uma maior mudança na estrutura dos transportes no Brasil, entre 2005 e 2025 em relação à ampliação
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO)
Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário
- História - Fundamental | 08. Das Rebeliões Coloniais à Luta pela Emancipação da América Portuguesa
23. Texto base: Observe o mapa do Brasil atual.
Enunciado:
Entre os séculos XVII e XVIII ocorreram revoltas e rebeliões em diversas partes da América Portuguesa, cada uma com um motivo próprio, mas que exigiram uma resposta firme da coroa.
A) Defina o significado de Revoltas Nativistas.
- B) Descreva como desenvolveu o Quilombo dos Palmares (1630-1694).
- Matemática | 1.02 Números Naturais
As caixas de laranjas são numeradas de tal maneira a mostrar a quantidade de dúzias de laranjas que cabem dentro de cada uma. Por exemplo, uma caixa de número 8 contém 96 laranjas, ou seja, quanto maior esse número, menor o tamanho da laranja. Um supermercado recebe todas as semanas 10 caixas de número 9, 15 caixas de número 12 e 20 caixas de número 14.
Sabe-se que os funcionários do supermercado separam essas laranjas em sacos contendo os três tipos de laranjas, de tal maneira que as quantidades de cada tipo de laranja em cada saco sejam iguais e que o número de frutas em cada saco seja o maior possível.
A quantidade de laranjas do tipo de menor tamanho em cada saco será igual a: