(MACKENZIE) Os polímeros condutores são geralmente chamados de “metais sintéticos” por possuírem propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de metais e semicondutores. O mais adequado seria chamá-los de “polímeros conjugados”, pois apresentam elétrons pi (π) conjugados.
Assinale a alternativa que contém a fórmula estrutural que representa um polímero condutor.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
A temperatura T de um forno (em graus centígrados) é reduzida por um sistema a partir do instante de seu desligamento (t = 0) e varia de acordo com a expressão T(t) = − + 400, com t em minutos. Por motivos de segurança, a trava do forno só é liberada para abertura quando o forno atinge a temperatura de 39 ºC.
Qual o tempo mínimo de espera, em minutos, após se desligar o forno, para que a porta possa ser aberta?
- Matemática | 10. Estatística
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos e é também um dos campeões mundiais de desperdício. São produzidas por ano, aproximadamente, 150 milhões de toneladas de alimentos e, desse total, são produtos de plantio. Em relação ao que se planta, 64% são perdidos ao longo da cadeia produtiva (20% perdidos na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e o restante no processamento culinário e hábitos alimentares).
Disponível em: www.bancodealimentos.org.br. Acesso em: 1 ago. 2012.
O desperdício durante o processamento culinário e hábitos alimentares, em milhão de tonelada, é igual a
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Liberada, judoca árabe faz história nos Jogos Olímpicos de Londres Aos 16 anos de idade, a judoca Wojdan Ali Seraj Shaherkani, da categoria pesado (acima de 78 kg), fez história nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela se tornou a primeira mulher da Arábia Saudita a disputar uma Olimpíada. Isso depois de superar não só o preconceito em seu país como também o quase veto da Federação Internacional de Judô (FIJ), que não queria permitir que a atleta competisse vestindo o hijab, o tradicional véu islâmico.
Disponível em: www.lancenet.com.br. Acesso em: 8 ago. 2012 (adaptado).
No âmbito do esporte de alto rendimento, o uso do véu pela lutadora saudita durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012 representa o(a):
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(EBMSP) Golfinhos e peixes têm forma de corpo semelhante e são dotados de nadadeiras. Apesar da semelhança dessas estruturas, elas têm origem evolutiva distinta, sendo essa situação um exemplo de
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Embora a saúde e a felicidade estejam correlacionadas de maneira inequívoca e bidirecional, não é fácil saber qual a relação de causalidade entre esses dois estados. Somos felizes por ter boa saúde ou é a felicidade que nos faz saudáveis? Tentativas de transpor essa associação para o cenário científico esbarram em importantes obstáculos. Tais dificuldades não intimidaram o psicólogo e geneticista Steve Cole que tem se dedicado a determinar quais genes se expressam em pessoas felizes e compará-los com os de pessoas em estados mentais negativos, decorrentes de estresse ou solidão. Não parece haver dúvida de que o sistema nervoso central influi no sistema imune. Cole propôs que, entre os mais de 20 mil genes humanos, há 209 que separam as pessoas deprimidas das felizes. Os genes mais expressos nas pessoas tristes seriam os ligados à resposta inflamatória e os genes reprimidos teriam papel antiviral.
RUMJANEK, Franklin. Genes felizes? CiênciaHoje.São Paulo: SBPC, n. 311, v. 52, jan./ fev. 2014, p.17. Adaptado.
Considerando-se uma abordagem genética da correlação saúde e felicidade, é correto afirmar: