(CEFET) Associe as substâncias às suas respectivas características.
1. CH3CHClCH3 e ClCH2CH2CH3 ( ) metâmeros
2. etanal e etanol
3. ciclopropano e propano ( ) compostos quirais
4. cis – but – 2 – eno e trans – but – 2 – eno
5. R – 2 – clorobutano e S – 2 – clorobutano ( ) substâncias não isoméricas
6. metoxipropano e etoxietano ( ) tautômeros
A sequência correta encontrada é
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UERN) A Termodinâmica trata apenas com variáveis macroscópicas, tais como a pressão, a temperatura e o volume. Suas leis básicas expressas em termos de tais grandezas nada dizem a respeito da constituição atômica da matéria. Com base nos conhecimentos sobre Termodinâmica, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O rendimento de uma máquina térmica reversível depende da substância de trabalho e das duas temperaturas entre as quais a máquina funciona.
( ) Um processo natural que comece em um estado de equilíbrio e termine em outro desenvolve-se em um sentido que provoca o aumento da entropia do sistema e de sua vizinhança.
( ) A energia interna de um gás ideal é diretamente proporcional à sua temperatura Kelvin e depende apenas dessa temperatura, sendo independente da pressão e do volume.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
Nos versos “Os vestidos de Floripa / lembram asas voando”, o verbo destacado está no gerúndio e tem valor semelhante ao de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Tinta guache – várias cores
- Folhas de papel ofício
- Folhas de árvores
- Plástico para forrar as mesas
-Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- Nesta aula as crianças vão trabalhar a impressão com folhas.
- Com antecedência, pedir as crianças para levar folhas de árvores de diversas formas e
tamanhos para a aula. OBS: o professor vai marcar o dia que estas folhas serão entregues.
- O professor deverá fazer grupos de 04 alunos.
- Forrar a mesa.
- Pegar uma bandeja de isopor e pedir para as crianças pingarem várias cores de tinta.
( 03 pingos de cada cor).
- Depois, com o palito de picolé, misturar as cores.
- Em seguida, as crianças vão pressionar a folha na tinta e logo após carimbar esta
folha na folha de papel. Levante cuidadosamente a folha do papel.
- O professor deverá auxiliar as crianças nesta hora.
- Pronto, está feita a impressão.
- Agora é só deixar as crianças carimbarem vários tipos de folhas nos papéis, criando
estampas bem legais.
- Mostrar as crianças que cada carimbada sai uma forma diferente, apesar de usar a
mesma folha repetidamente.
- Depois de muitas carimbadas, peça as crianças para fazerem um registro sobre o que
acharam mais interessante nesta atividade.
- Faça uma exposição nos corredores da escola.
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Física | 3.2 Dilatação
(UPE) Com base nos conhecimentos acerca da expansão térmica dos sólidos, sabe-se que, ao aquecer uma esfera feita de alumínio, em 100°C, o maior aumento percentual vai ocorrer na (no)
- Física
Um bloco de massa M = 8 kg encontra-se apoiado em um plano inclinado e conectado a um bloco de massa m por meio de polias, conforme figura a seguir:
O sistema encontra-se em equilíbrio estático, sendo que o plano inclinado está fixo no solo. As polias são ideais e os fios de massa desprezível. Considerando g = 10 m/s2,ângulo de 30° e que não há atrito entre o plano inclinado e o bloco de massa M, marque a alternativa que apresenta o valor correto da massa m, em kg.