(UFJF) O óxido de propileno mostrado abaixo é amplamente utilizado na fabricação de polietileno. Recentemente, esta molécula foi detectada na nuvem interestelar gasosa, localizada a 2,8. 10³ anos-luz do nosso planeta, próximo ao centro da Via Láctea.
Analise a estrutura do óxido de propileno e assinale a alternativa que melhor representa os tipos de isomeria que ela pode apresentar.
Questões relacionadas
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UERN)
As ilustrações referem-se a alterações no potencial de membrana de uma célula nervosa estimulada.
A partir da análise da ilustração, pode-se concluir:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
TEXTO I
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. [...]. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulhavam os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO, A. O Cortiço. Belo Horizonte: Editora Garnier-Itatiaia, 2011.
TEXTO II
Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos – e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera. [...]
– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:
– Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.
Chegara naquela situação medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando seu cigarro de palha.
– Um bicho, Fabiano. [...]
Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado.
RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.
Os fragmentos, narrados em terceira pessoa, apresentam a semelhança entre as personagens e o mundo animal e vegetal. A caracterização presente nos fragmentos permite considerar que
- Física
Em um experimento escolar, um aluno deseja saber o valor da velocidade com que uma esfera é lançada horizontalmente, a partir de uma mesa. Para isso, mediu a altura da mesa e o alcance horizontal atingido pela esfera, encontrando os valores mostrados na figura.
A partir dessas informações e desprezando as influências do ar, o aluno concluiu corretamente que a velocidade de lançamento da esfera, em m/s, era de:
- Matemática | 10. Estatística
O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – é um dos principais índices utilizados para se determinar a tendência da inflação no Brasil, influenciando diretamente nos preços de mercado para o consumidor final e também em alguns tipos de investimentos, ou seja, quanto maior o IPCA, maiores são os preços praticados no mercado. O gráfico a seguir exibe a série histórica da variação do IPCA acumulada na primeira década do Plano Real, no período de 1995 a 2004:
Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 28 mar. 2020 (adaptado).
Sabendo que um pesquisador pretende utilizar em sua tese a respeito do Plano Real a mediana da variação do IPCA no período dado no gráfico, o valor a ser adotado por ele, em porcentagem, é de, aproximadamente:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Arma ofensiva e poderosa, os chutes de bola parada foram um verdadeiro desafio defensivo na Copa da Rússia em 2018. De fato, todos os gols sofridos pelas seleções africanas na primeira fase vieram com bola parada: um no Egito e no Marrocos, dois na Nigéria e na Tunísia.
Adaptado de lance.com.br
Geralmente o chute de “bola parada” surpreende o adversário pela sua trajetória descrita e pela velocidade que a bola atinge. Considerando que uma bola de futebol tem massa de 400 g e, hipoteticamente, durante o seu movimento, a resistência do ar seja desprezível, é correto afirmar que a bola atinge