(IFCE) Analise os conjuntos de compostos, I, II e III.
A alternativa correta quanto à função orgânica e à relação de isomeria entre eles é a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Olá! Negro
Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro ioruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreendo agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá, Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!
LIMA, J. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958 (fragmento).O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Após leitura do texto e análise da imagem, assinale a alternativa que completa a afirmação.
No ano de 2015 uma barragem da mineradora Samarco se rompeu na cidade de Mariana, em Minas Gerais e provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, liberando rejeitos de mineração que atingiu o Rio Doce, chegando até a cidade do Espírito Santo, onde o rio encontra com o oceano.
Suponha que a cadeia alimentar acima represente os seres vivos anos após esse crime ambiental. O nível de metal pesado acumulado por cada organismo ao longo da cadeia alimentar é
- Biologia | 07. Taxonomia
(FUVEST 2006 1ª FASE) Um determinado tipo de proteína, presente em praticamente todos os animais, ocorre em três formas diferentes: a forma P, a forma PX, resultante de mutação no gene que codifica P, e a forma PY, resultante de mutação no gene que codifica PX. A ocorrência dessas mutações pôde ser localizada nos pontos indicados pelos retângulos escuros na árvore filogenética, com base na forma da proteína presente nos grupos de animais I, II, III, IV e V. Indique a alternativa que mostra as proteínas encontradas nos grupos de animais I a V.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão. WhatsApp: modo de usar Gregorio Duvivier Peço permissão para me revoltar com um tema aparentemente mais frívolo do que a política nacional, mas não menos urgente: o WhatsApp. Primeiro inventa-se o produto, depois o manual. Quando surgiu a vuvuzela, por exemplo, parecia uma ótima ideia soprar uma corneta pelas ruas. Demoramos algum tempo até entendermos a real utilidade de um invento. No caso da vuvuzela, era nenhuma. Uma pesquisa revelou que o brasileiro passa em média 47 minutos no famigerado Whats. Não adianta procurar essa pesquisa, fui eu mesmo que fiz. Nos meus grupos de Whats. Tem o grupo grande do trabalho que só fala de trabalho. Tem o grupo menor do trabalho que só fala de festa – além de falar mal do grupo grande do trabalho. Tem o grupo da família que só compartilha vídeos de bebês e memes políticos de veracidade duvidosa. O áudio tornou-se um problema do tamanho da vuvuzela. O que era pra ser uma ferramenta excepcional (“tô com as mãos ocupadas, tô dirigindo, tô cozinhando, meus dedos foram decepados”) acabou se tornando um esporte. Todo dia recebo uns 12 áudios de três minutos em que uns dois minutos e meio são de “ééé”, “entãããão”, “só um instante”. E não consigo fazer uma leitura diagonal de um áudio. É preciso ouvir tudo, até o final, pra descobrir que não era nada. “E aí, brother, tudo bem, ééé, entãããão, tô precisando que você, ééé, só um instante, deixa eu só ver aqui um negócio, pronto, éééé, rapidão, pronto, na real não precisa mais não, já resolvi aqui.” Cancela o áudio, brother! É só deslizar o dedo pra esquerda. A vida é muito curta pra perder tempo com áudio errado. Pela mesma razão, não faz sentido falar só “você tá aí?”. Não precisa checar. WhatsApp não é ICQ. Fala logo. Todo grupo de família é uma profusão de “bom dia”. A vida é muito curta pra dar bom dia no WhatsApp. Adaptado de: <www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/
2016/05/1766707-whatsapp-modo-de-usar.shtml>. Acesso em: 4 mar. 2017.
Enunciado:
As queixas do autor da crônica devem-se principalmente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto. --------------------------------------------------------------- Nunca mais haverá uma floresta como aquela! Não que fosse muito grande, tivesse árvores altíssimas, ou a sombra mais refrescante. Não. É que nela tudo era bonito. As árvores davam flores em diferentes meses e, assim, o ano inteiro havia, aqui e ali, árvores coloridas. _ Vejam as flores amarelas daquele ipê! _ Nem o ouro é tão brilhante. _ Colírio para os olhos. _ Fartura para as abelhas. _ Não existe outra floresta igual a nossa – comentavam os bichos, satisfeitos como se a floresta fosse criação deles. Nela moravam animais grandes e pequenos, além de milhares de aves e insetos. Uma vez por mês todos se reuniam e cada um podia dar seu palpite, fazer sua reclamação: _ As gabirobas este ano estão muito sem doce – queixou-se um dos sanhaços. _ Mas as flores das jabuticabeiras nunca deram tanto pólen! – exclamaram as abelhas. Dava gosto de ver: desde as minúsculas formigas até a musculosa onça-pintada naquela confabulação. E o esperto macaco aconselhando: _ Não devemos nos lembrar só de do que a floresta pode fazer por nós, mas do que nós podemos fazer por ela. [...] PRADO. Lucília Junqueira de Almeida. Fiz o que pude. São Paulo: Moderna, 2003. p. 4-9.
Enunciado:
- De acordo com o assunto principal do texto, crie um título para ele. Registre-o no traço acima dele.
- Na última frase do texto, o macaco deu um conselho aos outros animais da floresta. Por que ele fez isso?