(UERN) A reação de substituição entre o gás cloro e o propano, em presença de luz ultravioleta, resulta como produto principal, o composto:
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
TEXTO I
O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala, representando um aumento tremendo na produção, abrindo caminho na direção dos lucros, resultado do aumento da procura. Eram forças abrindo um novo mundo.
HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974 (adaptado).
TEXTO II
Os edifícios das fábricas adaptavam-se mal à concentração de numerosa mão de obra, reunida para longos dias de trabalho, numa situação árdua e insalubre. O trabalho nas fábricas destruiu o sistema doméstico de produção. Homens, mulheres e crianças deixavam os lugares onde moravam para trabalhar em diferentes fábricas.
LEITE, M. M. Iniciação à história social contemporânea. São Paulo: Cultrix,1980 (adaptado).
As estratégias empregadas pelos textos para abordar o impacto da Revolução Industrial sobre as sociedades que se industrializavam são, respectivamente,
- História
A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:
I. Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV. A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.
Está(ão) correta(s)
- Física | 3.5 Gases
(IME)
Um êmbolo está conectado a uma haste, a qual está fixada a uma parede. A haste é aquecida, recebendo uma energia de 400 J. A haste se dilata, movimentando o êmbolo que comprime um gás ideal, confinado no reservatório, representado na figura. O gás é comprimido isotermicamente.
Diante do exposto, o valor da expressão: é
Dados:
- pressão final do gás: Pf;
- pressão inicial do gás: Pi;
- capacidade térmica da haste: 4 J/K;
- coeficiente de dilatação térmica linear da haste: 0,000001 K-1.
- Química | 2.3 Termoquímica
(BAHIANA)
2 H2O2 (l) → 2H2O (l) + O2(g) ΔH° = ‒ 196,1kJ
O peróxido de hidrogênio puro, H2O (l), é um líquido espesso, transparente, temperatura de fusão – 0,4°C, temperatura de ebulição 151°C, a 1 atm e densidade 1,47 gcm‒3, a 0°C. A decomposição do peróxido de hidrogênio forma água, gás oxigênio e libera calor, de acordo com a equação termoquímica representada. A solução aquosa contendo aproximadamente 3% de H2O2, em massa, é comercializada e utilizada como antisséptico.
Com base nessas informações e considerando-se a temperatura de ebulição da água 100°C, a 1 atm, é correto afirmar:
- Biologia | 3.3 Vitaminas
Estudos mostram que a prática de esportes pode aumentar a produção de radicais livres, um subproduto da nossa respiração que está ligado ao processo de envelhecimento celular e ao surgimento de doenças como o câncer. Para neutralizar essas moléculas nas células, quem faz esporte deve dar atenção especial aos antioxidantes. As vitaminas C, E e o selênio fazem parte desse grupo.
SÁ, V. Exercícios bem nutridos. Disponível em: http://saude.abril.com.br.
Acesso em: 29 abr. 2010.(adaptado).
A ação antioxidante das vitaminas C e E e do selênio deve-se às suas capacidades de: