(UEMG) Bombas de gás lacrimogêneo são agentes incapacitantes utilizados para dispersar multidões. Em contato com os olhos, causam lacrimejamento intenso e queimação. Ao serem lançadas, liberam, no momento da explosão, um gás que é composto, basicamente, de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o conhecido gás CS. Trata-se, na verdade, de uma substância sólida que, misturada a solventes, toma a forma de aerossol.
Sobre o 2-clorobenzilideno malononitrilo, representado acima, é CORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
A única alternativa que apresenta um fato comprovado em relação ao cogumelo mencionado no texto é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Analise o cartaz de uma campanha publicitária para responder as questões
Disponível em: www.turmadoverbojoaolisboa. / . Acesso em: 08 out.2012.
Identifique dois recursos visuais empregados para chamar a atenção do leitor.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Depois das inundações, Itabuna, um dos 157 municípios em situação de emergência, enfrentou um surto de gripe. Médicos da Força Nacional estiveram na cidade para monitorar a saúde dos moradores que vivem em áreas afetadas. Além da gripe, as autoridades de saúde ficaram preocupadas com a alta de casos de outras doenças relacionadas às enchentes, como leptospirose e diarreias causadas pela água e alimentos contaminados. A sujeira e a lama trazidas pelas inundações também expuseram a população a doenças.
Internet: www.noticias.r7.com (com adaptações).
Considerando que as inundações criam condições propícias para o aparecimento de doenças e surtos epidêmicos, julgue o seguinte item.
A contaminação de poços e sistemas de abastecimento de alimentos em decorrência de grandes enchentes possibilita a proliferação da bactéria causadora da febre tifoide.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema e podem ser de três tipos básicos: energia, biomassa e de números. As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.
Considerando uma cadeia alimentar constituída por: fitoplâncton à zooplâncton à peixes pequenos, quais números representariam, respectivamente, uma pirâmide de energia e biomassa?
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O MISTÉRIO DO BREGA
Famoso no seu tempo, o marechal Shönberg (1615-1690) ditava a moda em Lisboa, onde seu nome foi aportuguesado para Chumbergas. Consta que ele foi responsável pela popularização dos vastos bigodes tufados na Metrópole. Entre os adeptos estaria o governador da província de Pernambuco, o português Jerônimo de Mendonça Furtado, que, por isso, aqui ganhou o apelido de Chumbregas — variante do aportuguesado Chumbergas. Talvez por seu um homem não muito benquisto na Colônia, o apelido deu origem ao adjetivo xumbrega ou xumbregar, que inicialmente teve o sentido de “embriagar-se” e depois veio a adquirir o de “bolinar”, “garanhar”. Dedução lógica: de coisa ruim a bebedeira e atos libidinosos, as palavras “xumbrega” ou “xumbregar” chegaram aos anos 60 do século XX na forma reduzida de “brega”, designando locais onde se bebe, se bolina e se ouvem cantores cafonas. E o que inicialmente era substantivo, “música de brega”, acabou virando adjetivo, “música brega” — numa já distante referência a um certo marechal alemão chamado Schönberg.
ARAÚJO, P. C. Revista USP, n.87, nov. 2010. Adaptado.
O texto trata das mudanças linguísticas que resultaram na palavra “brega”. Ao apresentar as situações cotidianas que favoreceram as reinterpretações do seu sentido original, o autor mostra a importância da: