(PUCRJ) O 2-bromo-butano pode ser obtido através da reação do ácido bromídrico (HBr) com um composto orgânico (indicado por X na equação).
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um agricultor vive da plantação de morangos que são vendidos para uma cooperativa. A cooperativa faz um contrato de compra e venda no qual o produtor informa a área plantada.
Para permitir o crescimento adequado das plantas, as mudas de morango são plantadas no centro de uma área retangular, de 10 cm por 20 cm, como mostra a figura.
Atualmente, sua plantação de morangos ocupa uma área de 10.000 m2 mas a cooperativa quer que ele aumente sua produção. Para isso, o agricultor deverá aumentar a área plantada em 20% mantendo o mesmo padrão de plantio.
O aumento (em unidade) no número de mudas de morango em sua plantação deve ser de:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
As origens de lendas povoadas por deuses e mortais perdem-se na memória do tempo. Essas lendas surgiram de forma espontânea, da imaginação popular, quando os registros da linguagem verbal eram muito diferentes da escrita de hoje. O conhecimento era passado oralmente através de gerações, por isso a matriz necessariamente da mitologia. Se hoje não precisamos mais dos mitos para responder às questões elucidadas pela precisão científica, eles ainda são fontes para pesquisas e para conhecer o percurso do pensamento humano. Nesse sentido, narrativas mitológicas são exemplos ricos de textos que podem ser estudados e neles aplicados metodologias científicas diversas.
Disponível em: <http://www.uniesp.edu.br/revista/revista14/pdf/artigos/03.pdf>. Acesso em: 03 fev. 2014.
Ao discutir aspectos das narrativas mitológicas muito comuns na cultura grega na antiguidade, o texto procura destacar que os mitos:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2016 1ª APLICAÇÃO)
De domingo
–– Outrossim...
–– O quê?
–– O que o quê?
–– O que você disse.
–– Outrossim?
–– É.
–– O que é que tem?
–– Nada. Só achei engraçado.
–– Não vejo a graça.
–– Você vai concordar que não é uma palavra de todos os dias.
–– Ah, não é. Aliás, eu só uso domingo.
–– Se bem que parece mais uma palavra de segunda-feira.
–– Não. Palavra de segunda-feira é “óbice”.
–– “Ônus”.
–– “Ônus” também. “Desiderato”. “Resquício”.
–– “Resquício” é de domingo.
–– Não, não. Segunda. No máximo terça.
–– Mas “outrossim”, francamente...
–– Qual o problema?
–– Retira o “outrossim”.
–– Não retiro. É uma ótima palavra. Aliás é uma palavra difícil de usar. Não é qualquer um que usa “outrossim”.
VERISSIMO, L. F. Comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
No texto, há uma discussão sobre o uso de algumas palavras da língua portuguesa. Esse uso promove o(a)
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
A luz natural é uma luz não polarizada que vibra em todas as direções. No entanto, sempre que um raio de luz emitido pelo Sol encontra uma estrada molhada, a luz é parcialmente refletida pela água e orientada em uma direção. Em outras palavras, ela é polarizada. [...] As lentes polarizadas evitam reflexos de luz e imagens espelhadas. Como resultado, elas protegem os usuários do cansaço dos olhos, pois eles não precisam mais se ajustar às mudanças constantes nas condições de luz.
A eficácia das lentes com filtro de polarização só é totalmente garantida – impedindo que os raios polarizados oriundos das poças atinjam a visão do condutor – se a direção da polarização da luz refletida pela estrada molhada e a direção do eixo de polarização da luz após atravessar o filtro forem:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UFV-MG) Entusiasmado com as aulas de Botânica no colégio, um estudante pediu à sua mãe que lhe preparasse um lanche especial, uma vez que ele gostaria dese alimentar apenas de ovários fecundados e hipertrofiados pela ação de fito-hormônios. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que poderia entrar no cardápio daquela refeição.