(UNIOESTE) A reação de Schoten-Bauman é um método prático de obtenção de compostos carbonilados, como mostrado na reação abaixo:
Questões relacionadas
- Física
Dois caminhões de massa m1=2,0 ton e m2=4,0 ton com velocidades v1= 30 m/s e v2=20 m/s respectivamente, e trajetórias perpendiculares entre si, colidem em um cruzamento no ponto G e passam a se movimentar unidos até o ponto h conforme a figura abaixo. Considerando o choque perfeitamente inelástico, o módulo da velocidade dos veículos imediatamente após a colisão é:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS BARULHENTOS?
O som mais ensurdecedor que você já ouviu foi num show de heavy metal? Ou numa pista de aeroporto durante uma decolagem? Ou nas avenidas movimentadas de uma grande cidade? Pois esses barulhos são pouco mais que sussurros se comparados a alguns sons que os animais são capazes de produzir.
(...)
MODALIDADE GRITO EM ALTURA (em decibéis)
Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/> Acesso em 10/04/2010
Quantos decibéis a mais seriam necessários para a foca-elefante ter um grito da altura do grito do leão?
- Biologia | 14. Biotecnologia
(PUCPR) Entre os diferentes seres vivos existe uma diferença entre a quantidade de pares de bases de DNA por célula. De um modo geral, existe um incremento de DNA à medida que se progride na escala evolutiva. A discrepância da quantidade de DNA entre os organismos vivos é denominada de paradoxo do valor C. O paradoxo do valor C é uma consequência direta da comprovação de que a quantidade de DNA nas células dos vertebrados está acima do teor mínimo necessário para armazenar a informação genética da espécie. O gráfico a seguir mostra a relação de conteúdo de DNA encontrado em diferentes organismos. De acordo com o texto, conclui-se que o paradoxo do valor C diz respeito ao fato de que:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: O Restaurante Popular tem capacidade para 460 lugares. Esses lugares podem ser organizados de várias formas.
Enunciado:
Assinale com V se a alternativa for verdadeira e com F se for falsa, de acordo com essas formas.
( ) 400 + 6
( ) 4 grupos de 100 e 6 grupos de 10
( ) 460 lugares individuais
( ) 40 + 60
( ) 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 50 + 10