(UNIOESTE) A reação de Schoten-Bauman é um método prático de obtenção de compostos carbonilados, como mostrado na reação abaixo:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação e aplicada, buscando destruir as células tumorais, com o menor dano possível as células normais circunvizinhas. A resposta dos tecidos as radiações depende de diversos fatores, entre eles a oxigenação. Em termos práticos isto quer dizer que, para um mesmo efeito, em condições de hipóxia (baixa oxigenação) a necessária uma dose de irradiação 2,5 a 3,5 vezes superior a que seria indicada em condições de oxigenação normais, o que seria letal.
Disponível em: www.inca.gov.br. Acesso em: 6 ago. 2012.
Considerando essas informações, pode-se deduzir que a aplicação desse procedimento esta contraindicada na situação de:
- História | A. Grécia
(UFPR) Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local.
Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a ‘chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam’.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. Adaptado.
Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
Leia atentamente a reportagem apresentada a seguir
CARTÕES DE CRÉDITO E CELULARES SÃO OS PIORES
Procons divulgam ranking dos serviços que "enlouquecem" o consumidor
Fonte: Jornal O Tempo – 12/03/2010
Faça um pequeno texto com 4 conclusões que podemos tirar ao ler as informações do gráfico “campeões de reclamação – segmentos que mais receberam reclamações em 2009”.
- Matemática | 15.3 Circunferência
Durante uma aula de Matemática, o professor sugere aos alunos que seja fixado um sistema de coordenadas cartesianas (x, y) e representa na lousa a descrição de cinco conjuntos algébricos, I, II, III, IV e V, como se segue:
I — é a circunferência de equação x2^2 + y2^2 = 9;
II — é a parábola de equação y = − x2^2 − 1, com x variando de −1 a 1;
III — é o quadrado formado pelos vértices (−2, 1), (−1, 1), (−1, 2) e (−2, 2);
IV — é o quadrado formado pelos vértices (1, 1), (2, 1), (2, 2) e (1, 2);
V — é o ponto (0, 0).
A seguir, o professor representa corretamente os cinco conjuntos sobre uma mesma malha quadriculada, composta de quadrados com lados medindo uma unidade de comprimento, cada, obtendo uma figura.
Qual destas figuras foi desenhada pelo professor?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha.
Carlos A. C. Lemos, Cozinhas, etc.
(FUVEST 2017 1° FASE) Traduz corretamente uma relação espacial expressa no texto o que se encontra em: