(UECE) A glicose e a frutose são as substâncias responsáveis pelo sabor doce do mel e das frutas. São isômeros, de fórmula C6H12O6. Na digestão, a frutose é transformada em glicose, substância capaz de gerar energia para as atividades corporais. Essas substâncias são chamadas de hidratos de carbono ou carboidratos. Glicose e frutose possuem respectivamente os seguintes grupos funcionais:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Qual afirmativa está de acordo com os direitos da Criança e do Adolescente estabelecidos pela UNICEF?
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(IFCE) A origem da vida, especificamente do planeta Terra, é um assunto que provocou e provoca discussões no mundo todo. O início de tudo ainda é um mistério não desvelado em sua totalidade por nenhuma teoria, sendo tema atual de diversas pesquisas científicas no mundo. As teorias mais aceitas e adotadas para fins de estudo na Biologia atual são aquelas que têm como base o evolucionismo. A teoria que tem como um dos princípios norteadores a Lei da Seleção Natural é o(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A inspiração cênica de Histórias do Sr. Ninguém se dá no teatro oriental, que serviu como fonte de pesquisa para a construção do próprio pensamento brechtiano, no qual se incluem procedimentos que visam à evidenciação do artifício e do caráter de jogo teatral, de rompimento com a representação, do distanciamento no trabalho do ator, o rompimento da “quarta parede”, etc. Essas referências são explícitas no espetáculo e, mais do que exemplificar os princípios teatrais de Brecht, elas se transformam no alimento do próprio jogo. A inspiração oriental – e o jogo a ser realizado com ela – se apresenta ao espectador já no prólogo do espetáculo, em que o palco é tomado por figuras de faces e corpos brancos – assim como no teatrão tradicional japonês e no butoh; e remete também a algumas formas de mímica corporal – e se comunicam em uma língua irreconhecível, porém de fortes traços orientais – certo acento japonês, que bem poderia ser chinês! – assim como suas posturas corporais ou o ato de retirar os sapatos.
À medida que as cenas se desenvolvem, percebemos palavras em indiano, em japonês, em chinês, ampliando essa noção de oriental e embaralhando as referências.
Disponível em: https://www.horizontedacena.com/micro-fabulas- filosoficas-ou-o-velho-sabio-chines-ou-seria-japones-indiano/
Diferentes gêneros textuais se organizam em função de diferentes objetivos. As informações presentes na apresentação de “Histórias do Sr. Ninguém” evidenciam a intenção de
- Geografia | 5.1 População
(PUC-RS) Para responder à questão, considere o texto abaixo e as possibilidades para completá-lo.
O número de emigrantes brasileiros ultrapassa um milhão e meio de pessoas que vivem fora do País. Os países que atualmente apresentam contingentes significativos de imigrantes brasileiros são __________.
1. China e Peru
2. México e Chile
3. EUA e Japão
4. Paraguai e Portugal
As opções que completam corretamente o texto são
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um fazendeiro tem como meta colher 864 hectares de soja, em 30 dias. No início do mês, ele contrata, por 12 dias, 30 trabalhadores, utilizando 3 máquinas, em um regime de trabalho de 6 horas diárias, conseguindo colher 24 hectares de soja por dia. Entusiasmado com o resultado, e a fim de cumprir a sua meta, o fazendeiro resolve contratar, sob o mesmo regime de trabalho de 6 horas diárias, mais 10 trabalhadores até o término dos 30 dias.
Para que isso aconteça, supondo que o ritmo dos trabalhadores seja o mesmo, o fazendeiro deverá