(MACKENZIE) A doença genética fenilcetonúria é caracterizada pela deficiência do fígado em converter o aminoácido fenilalanina em tirosina. Por isso, há uma elevação do nível de fenilalanina no sangue, provocando desordens no organismo, dentre essas o atraso no desenvolvimento mental de crianças. Isso ocorre, pois em nível molecular, os portadores da doença não apresentam a enzima fenilalanina hidroxilase que é a responsável pela hidroxilação da fenilalanina. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais da fenilalanina e da tirosina.
A respeito dessas moléculas, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro: UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as características dos simbolistas, é:
- Física
Sabe-se que uma corrente elétrica pode ser induzida em uma espira colocada próxima a um cabo de transmissão de corrente elétrica alternada - ou seja, uma corrente que varia com o tempo.Considere que uma espira retangular é colocada próxima a um fio reto e longo de duas maneiras diferentes, como representado nestas figuras:
Na situação representada em I, o fio está perpendicular ao plano da espira e, na situação representada em II, o fio está paralelo a um dos lados da espira. Nos dois casos,há uma corrente alternada no fio.
Considerando-se essas informações, é correta afirmar que uma corrente elétrica induzida na espira
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UEFS) O cérebro é um órgão elétrico e químico extremamente complexo. Nos últimos cem anos, cientistas vêm estudando meios para alterar suas funções e compensar, geralmente, por meios farmacológicos, disfunções, danos e patologias. Pesquisadores da Universidade de Oxford descobriram que a aplicação de pequenas correntes elétricas no cérebro humano pode tornar indivíduos normais mais capazes. As pessoas passam a ler com mais fluência, resolvem melhor problemas matemáticos e adquirem melhor memória.
(ENERGIA..., 2012, p.16)
Esse tipo de pesquisa mencionada no texto pode trazer uma nova luz ao conhecimento a respeito da fisiologia cerebral e das possibilidades de aplicação dos seus resultados.
Pode-se considerar como uma das vantagens desse tipo de pesquisa:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UNIT) Seja em uma clínica para se realizar um exame com raios X ou simplesmente andando pelas ruas, diariamente, o ser humano fica exposto a vários tipos de radiações e o organismo está constantemente sendo bombardeado por essas radiações. Com base nessa informação e os conhecimentos sobre Ondas Eletromagnéticas, conclui-se que as radiações de maior penetração no organismo humano são
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UEM) Considere uma espécie de vertebrado que apresenta dominância incompleta para um determinado gene codificador do fenótipo da pelagem do animal, e assinale o que for correto.
01) Animais homozigotos dominantes, homozigotos recessivos e heterozigotos terão fenótipos de pelagem distintos.
02) A proporção fenotípica de pelagem esperada para descendentes do cruzamento de parentais heterozigotos é de 3 :1.
04) Os gametas produzidos por animais homozigotos com fenótipos de pelagem distintos terão genótipos idênticos.
08) Nesta espécie de vertebrados, fenótipos de pelagem distintos em animais com genótipos de pelagem distintos ocorrem porque a primeira lei de Mendel não se aplica durante a formação dos gametas desta espécie.
16) O cruzamento entre animais homozigotos com fenótipos de pelagem distintos gera descendentes com fenótipos de pelagem iguais entre si e diferentes dos parentais.