(PUCCAMP) Na revelação de uma fotografia analógica, ou seja, de película, uma das etapas consiste em utilizar uma solução reveladora, cuja composição contém hidroquinona.
A função orgânica que caracteriza esse composto é
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
(UECE) Leia atentamente os trechos a seguir, que são fragmentos das análises de Platão e Aristóteles sobre os sistemas de governo – suas opiniões sobre a democracia:
“A democracia se divide em várias espécies. Nas cidades que se tornaram maiores ela exibe a igualdade absoluta, a lei coloca os pobres no mesmo nível que os ricos e pretende que uns não tenham mais direitos do que os outros. O Estado cai no domínio da multidão indigente. Tal gentalha desconhece que a lei governa, mas onde as leis não têm força pululam os demagogos”.
ARISTÓTELES. A política. Trad. Roberto L. F. São Paulo: Martins Fontes, 1998. .
“A passagem da democracia para a tirania não se fará da mesma forma que a da oligarquia para a democracia? Do desejo insaciável de riquezas? De tão-somente ganhar dinheiro, proveio a ruína da oligarquia. E o que destruiu a democracia, não foi a avidez do bem que ela a si mesma propusera? Qual foi o bem a que ela se propôs? – A liberdade. Da extrema liberdade nasce a mais completa e selvagem servidão”.
PLATÃO: as grandes obras. A república. Livro VIII. Tradução Carlos A. Nunes, Maria L. Souza, A. M. Santos. Edição do Kindle, 2019. Adaptado.
Considerando o trecho acima, e o pensamento político dos dois filósofos da antiguidade, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Para Platão, a melhor forma de governança era a aristocracia, na qual os melhores, por serem mais sábios, deveriam governar; entretanto, esta poderia se corromper e tornar-se uma timocracia.
( ) Aristóteles considerava a monarquia a pior das formas de governo. O governo de um só seria errado por corromper a natureza política dos indivíduos, um desvio para o governante.
( ) Diferente de Platão, Aristóteles entendia que a democracia era a melhor forma de governo, desde que não se corrompesse e se transformasse em uma demagogia.
( ) Tanto Platão como Aristóteles buscaram estabelecer, cada um a seu modo, os parâmetros de um bom e justo governo. Nenhum deles, entretanto, tinha admiração pela democracia, sobretudo em seu formato puro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | 2.6 Eletroquímica
A matéria-prima básica para a fabricação de calçados plásticos é a resina de PVC. A seguir é apresentado o fluxograma de fabricação do PVC e sua fórmula química.
Siglas: PVC - policloreto de vinila; EDC - dicloro etano; MVC - monocloreto de vinila.
Para a produção do PVC, a obtenção do cloro é proveniente do processo de:
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Texto base: A projeção a seguir procurou desconstruir a leitura tradicional do espaço geográfico mundial. Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-4V5skoceXdk/T2kNLZ6oYyI/AAAAAAAAAdw/GtyTGgRqNUw/s1600/Proje%C3%A7%C3%A3o+cartogr%C3%A1fica.jpg>. Acesso: 09 out. 2013.
Enunciado:
A) Identifique o tipo de projeção que foi utilizada para elaborar o mapa. Justifique a sua resposta.
B) Explique porque este mapa não pode ser considerado eurocêntrico.
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Qual fração expressa corretamente a figura ao seu lado?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
"Acorda, amor/Eu tive um pesadelo agora,/Sonhei que tinha gente lá fora,/Batendo no portão, que aflição!"
Estes versos, da canção "Acorda, Amor", também conhecida como "Chame o Ladrão", são de autoria de Chico Buarque de Holanda, considerado um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira contemporânea. No entanto, quando gravados pela primeira vez, no LP "Sinal Fechado", de 1974, foram atribuídos a um desconhecido, chamado Julinho da Adelaide. Na verdade, mais que um pseudônimo, Julinho da Adelaide foi um artifício de que Chico Buarque se utilizou para burlar a implacável censura que lhe impunha o governo militar do Brasil da época.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/censura-ditadura-militar.jhtm. Acesso em maio de 2012
(A) Explique o que é censura.
(B) Explique o objetivo dos militares ao estabelecerem a censura no Brasil.