(PUCRJ)
Questões relacionadas
- História | 1.2 Início da Colonização
(FUVEST 2010 1ª FASE) Os primeiros jesuítas chegaram à Bahia com o governador-geral Tomé de Sousa, em 1549, e em pouco tempo se espalharam por outras regiões da colônia, permanecendo até sua expulsão, pelo governo de Portugal, em 1759. Sobre as ações dos jesuítas nesse período, é correto afirmar que
- Química | 4. Química Ambiental
A preocupação com a emissão de gases poluentes no meio ambiente está muito presente na indústria automobilística. Recentemente, uma das soluções encontradas para contornar esse problema nos veículos movidos a Diesel foi o desenvolvimento do Arla 32, uma solução de ureia em água, que atua nos sistemas de exaustão, de acordo com as equações químicas abaixo:
Com base nessas informações, pode-se afirmar corretamente que a ação do Arla 32 leva a uma redução
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
— Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
— Sim, eu também sangro...
— Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo; morre-se ali que é uma praga.
— Homem, eu da cirurgia não entendo muito...
— Pois já não disse que sabe também sangrar?
— Sim...
— Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem pela barra fora: a fortuna tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
(FUVEST 2011 1° FASE) Neste trecho, em que narra uma cena relacionada ao tráfico de escravos, o narrador não emite julgamento direto sobre essa prática. Ao adotar tal procedimento, o narrador
- Matemática - Fundamental | 11. Figuras Geométricas Planas
Na figura seguinte, são dados os pontos S, T, I, A, B, C e D.
Sabe-se que o ponto I é o incentro do triângulo RST, ou seja, é o ponto de encontro das bissetrizes desse triângulo. Desse modo, qual, dentre os pontos indicados nas alternativas, coincide com o vértice R do triângulo RST?
- Ciências - Fundamental | 02. O Calor e Suas Aplicações
Texto para a questão:
Era um belo dia de domingo e Júlia estava ansiosa para ir à feijoada na casa da sua amiga. Ao chegar, ela ficou encantada com a mesa repleta de pratos deliciosos e aromáticos. Ao se servir, Júlia escolheu a colher de metal que estava imersa na panela de feijão, mas mal sabia ela que essa escolha iria lhe render uma queimadura. Assim que encostou a colher na mão, Júlia sentiu uma dor aguda e percebeu que havia queimado a pele. Ela ficou surpresa e confusa, pois nunca havia passado por essa situação antes. Mas o que Júlia não sabia é que essa queimadura foi causada pela condução térmica, que fez com que a colher de metal ficasse muito quente devido ao contato com a panela quente e, ao tocar a sua mão, transmitisse a energia térmica gerando a queimadura.
Qual dos materiais abaixo seria uma boa opção para substituir a colher de metal, de modo a evitar a queimadura de Júlia por condução térmica?