(UPE) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
Cinco máquinas de costura são utilizadas em uma confecção de calças. O proprietário deseja comprar mais uma dessas máquinas, idêntica a uma das já existentes, devendo escolher a que tiver a maior média de produção por hora. Na tabela estão indicadas as quantidades de horas trabalhadas e de calças confeccionadas por cada uma das máquinas em determinados períodos observados.
A máquina a ser comprada deverá ser idêntica à
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Texto base:
Lee el texto a seguir para contestar la cuestión.
Brasil pone fin al mayor basural de América Latina
Fonte: Reportagem do Jornal Clarin (03/06/12) Brasil puso hoy punto final a una de sus más terribles vergüenzas ambientales al cerrar el mayor basural de América Latina, que servirá también como un mensaje antes de la Conferencia de la ONU sobre desarrollo sustentable prevista para este mes en Río de Janeiro. Considerado el mayor vertedero de Brasil y de América Latina, con aproximadamente 140 hectáreas, el basural de Gramacho funcionó durante 34 años, recibiendo 8.500 toneladas diarias de residuos producidos en Río de Janeiro. Las montañas de desperdicios que componen este sitio lo convirtieron en la amenaza ambiental más grande para la Bahía de Guanabara, debido a las filtraciones ocasionadas por el deficiente manejo de la basura. La ministra de Medio Ambiente, Izabella Teixeira, y el alcalde de Río de Janeiro, Eduardo Paes, cerraron hoy con una cadena y un candado, en clima de fiesta, el basural de la vergüenza que será convertido en una usina de gas. Pusieron en su entrada un cartel: "Cerrado. Prohibido tirar basura en este lugar". "Unas 1.700 familias se quedaron sin trabajo, luego de que la recolección de residuos a cielo abierto en Duque de Caxias, suburbio de Río de Janeiro, sirviera como una putrefacta y peligrosa fuente de renta para intentar sobrevivir la miseria. Fueron indemnizadas y recibirán una compensación mensual por parte del municipio de Río de Janeiro. Disponible en: <http://www.clarin.com/mundo/Brasil-mayor-basural-America-latina.html >Acceso e: 10 mar. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Con relación a las familias que vivían en el basural, el texto afirma que:
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UFOP) Mendel, em um de seus experimentos, cruzou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, ambas chamadas de Geração Parental, e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, sendo chamados de Geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve a geração F2, na qual 3/4 dos indivíduos possuíam sementes lisas e 1/4 possuía sementes rugosas. A partir desses experimentos, Mendel concluiu:
- Geografia | A. Globalização
Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.
HAESBAERT. R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.
Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)