(UPF) Uma solução de ácido clorídrico HCl foi preparada em laboratório e apresentou um valor de pH de 1,0 Quais as concentrações, em mol/L de OH- e Cl- respectivamente, nessa solução, a 25°C?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão.
O Lobisomem
— [...] Pela meia-noite, ouvimos um bicho rosnar e arranhar a porta do quintal com muita força. A cachorrinha, parida de novo, deu logo sinal do lado de dentro e o bicho largou um grunhido que nos encheu de pavor. Talvez seja um guaxinim, disse eu à mulher. Quis- -me levantar, sair fora, para ver que marmota era aquela, mas a Maria não deixou. Depois, mais nada. A Baleia calou-se. Pegamos no sono e, hoje de manhã, ao despertar, verificamos que a porta dos fundos estava aberta e o bicho havia comido a ninhada de cachorrinhos que estava na cozinha. A Maria jura que foi um lobisomem. Eu também acho que sim. O certo é que a pobrezinha tomou um susto medonho, quebrou o resguardo e, agora, está para morrer. [...] MAGALHÃES, Raymundo. O Lobisomem. Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000291.pdf>.
Acesso em: 20 dez. 2017.
O marcador de tempo que instaura um clima de mistério na narrativa está presente em:
- Matemática | 13. Geometria Plana
Cata-ventos serão confeccionados para a apresentação de uma turma de crianças no dia da inauguração de um shopping. Para a confecção, a professora dos alunos dispõe de cartolinas com faces de duas cores, sendo um lado azul e o outro amarelo com hachuras. Para a montagem de cada cata-vento, ela realizou os seguintes passos:
I. Recortou um quadrado de cartolina cujos lados medem 20 cm;
II. A partir de cada vértice do quadrado, fez um corte retilíneo de 8,5 cm em direção ao centro (figura 1);
III. Com a face azul virada para cima, tomou 4 pontas de forma alternada e as colou no centro da cartolina (figura 2);
IV. Fixou a estrutura de cartolina do cata-vento a uma haste de madeira (figura 3).
Durante a apresentação, as crianças deverão segurar o cata-vento de modo que a plateia o veja como na figura 3. Considere que as partes em amarelo (hachuradas) são triângulos isósceles cujos lados iguais medem exatamente o tamanho do corte feito no passo II.
A área amarela que será vista pelo público em cada cata-vento é igual a
- Química | 2.4 Cinética Química
Analise o gráfico a seguir:
Um gráfico desse tipo corresponde à:
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
África Mãe (Poema Musicado)
Viemos de um mundo
Distante além
Do alto mar
Nos trouxeram sem permissão
Tivemos que ficar
Viemos de um navio
Sem a mínima condição
E aqui nos forçaram
A trabalhar, meu irmão
Disponível em: https://www.letras.mus.br/tim-maia/1194413/. Acesso em: 23 jun. 2016
- a) Tim Maia retratou em seu poema musical, África Mãe, um importante fato da história da colonização do Brasil. Identifique-o e cite um trecho que o comprove.
- b) Explique o trecho: “Viemos de um navio/Sem a mínima condição “.
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Simplifique as seguintes frações algébricas.