(UEG) Uma solução de hidróxido de potássio foi preparada pela dissolução de 0,056g de KOH em água destilada, obtendo-se 100mL dessa mistura homogênea.
De acordo com as informações apresentadas, verifica-se que essa solução apresenta
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
Um experimento foi desenvolvido por um professor de química para demonstrar como é possível identificar um material usando essa propriedade. O professor colocou um líquido dentro de uma proveta e em seguida acrescentou uma esfera de massa previamente conhecida e igual a 30 g e observou que a mesma gerou um deslocamento de volume do líquido próximo de 20 mL. Após a realização do experimento pediu aos alunos que consultassem a tabela disponibilizada e fizessem a identificação do líquido presente na proveta.
Líquido
Densidade (g/cm3)
Ácido acético
1,05
Benzeno
0,88
Clorofórmio
1,49
Etanol
0,79
Hexano
0,66
A análise das informações permitiu que os alunos concluíssem corretamente que o líquido presente na proveta era
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Em um folheto de propaganda foi desenhada uma planta de um apartamento medindo 6 m × 8 m, na escala 1 : 50. Porém, como sobrou muito espaço na folha, foi decidido aumentar o desenho da planta, passando para a escala 1 : 40.
Após essa modificação, quanto aumentou, em cm2 , a área do desenho da planta?
- Química | 2.4 Cinética Química
(UERN)
A lei de velocidade de uma reação química é determinada experimentalmente. A decomposição de N2O5 (g), representada pela equação química 2N2O5(g) → 4NO2(g) + O2(g), foi repetida algumas vezes, mudando-se a concentração inicial do reagente, à mesma temperatura, com objetivo de determinar a velocidade inicial de reação a cada repetição.
Considerando-se essas informações e com base na análise dos dados da tabela, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Exposição fotográfica e lançamento do CD Jongo no Sudeste – São Paulo
O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. (...) Trata-se de uma forma de comunicação desenvolvida no contexto da escravidão e que serviu também como estratégia de sobrevivência e de circulação de informações codificadas sobre fatos acontecidos entre os antigos escravos. O Jongo no Sudeste foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro em 15 de dezembro de 2005. Além dos grupos de São Paulo (...) abrange também grupos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reconhecimento do Jongo como Patrimônio Nacional faz parte do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI).
Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18430&sigla=Noticia&retorno=detalhe
Noticia>. Acesso em: 13 maio 2014.
O registro do Jongo como Patrimônio Cultural contribui para
- Matemática | 09. Probabilidade
Dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) revelaram que no biênio 2004/2005, nas rodovias federais, os atropelamentos com morte ocuparam o segundo lugar no ranking de mortalidade por acidente.
A cada 34 atropelamentos, ocorreram 10 mortes. Cerca de 4 mil atropelamentos/ano, um a cada duas horas, aproximadamente.
Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 6 jan. 2009.
De acordo com os dados, se for escolhido aleatoriamente para investigação mais detalhada um dos atropelamentos ocorridos no biênio 2004/2005, a probabilidade de ter sido um atropelamento sem morte é