(UPF) A seguir, está representada a fórmula estrutural do aspartame, substância utilizada como adoçante.
Sobre essa fórmula e sua estrutura química, são feitas as seguintes afirmações:
I. Apresenta um anel aromático.
II. Apresenta dois carbonos assimétricos.
III. Apresenta as funções éter e amina, entre outras.
IV. Apresenta nove carbonos com hibridização sp²
Está correto o que se afirma em
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNICAMP) As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país. Até 1950, a discriminação em empregos era uma prática corrente, sancionada pelas práticas sociais do país. Em geral, os anúncios de vagas de trabalho eram publicados com a explícita advertência: “não se aceitam pessoas de cor.” Mesmo após a Lei Afonso Arinos, de 1951, proibindo categoricamente a discriminação racial, tudo continuou na mesma. Depois da lei, os anúncios se tornaram mais sofisticados que antes, e passaram a requerer: “pessoas de boa aparência”. Basta substituir “pessoas de boa aparência” por “branco” para se obter a verdadeira significação do eufemismo.
(Adaptado de Abdias do Nascimento, O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2018, p. 97.)
A partir do excerto, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Jânio começou a governar de forma desconcertante. Ocupou-se de assuntos desproporcionais à importância do cargo que ocupava, como a proibição do lança-perfume, do biquíni e das brigas de galos. No plano das medidas mais sérias, combinou iniciativas simpáticas à esquerda com medidas simpáticas aos conservadores. De algum modo, desagradava assim a ambos. A política externa provocou a oposição dos conservadores, especialmente da maioria da UDN. Coincidiu com a breve gestão de Jânio Quadros o lançamento, pelo governo norte-americano, da Aliança para o Progresso [...]A delegação cubana, chefiada por Che Guevara, não assinou a Carta de Punta del Este. Ao retornar a Cuba, Guevara fez uma escala em Brasília, onde recebeu das mãos de Jânio uma significativa condecoração - a Ordem do Cruzeiro do Sul. Não havia nesse gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo. Ele simbolizava para o grande público a política externa independente que Jânio começara a pôr em prática.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 241.
a) Explique por que, segundo o autor, o governo de Jânio Quadros desagradou as duas principais tendências políticas no Brasil.
b) Analise a política externa de Jânio quadros, destacando suas principais características e relacionando-as ao contexto da Guerra Fria.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UFPI) Observe o esquema relativo à sinapse neuronal e marque a alternativa que contém somente informações corretas sobre os mecanismos funcionais pré e pós-sináptico.
- Física | 3.6 Termodinâmica
A máquina a vapor, utilizada durante a Primeira Revolução Industrial, foi uma máquina térmica que queimava carvão para transformar uma quantidade de água líquida, dentro de uma caldeira, em vapor. Esse vapor era direcionado, à pressão constante, para um cilindro até que o vapor atingisse um determinado volume. O vapor então empurrava, à temperatura constante, o êmbolo desse cilindro. Em seguida, o vapor era liberado para a atmosfera, o cilindro resfriado à pressão constante e uma bomba de água era responsável por encher a caldeira para um novo ciclo. Essas etapas estão representadas no seguinte diagrama de pressão em função do volume.
Em qual ponto do ciclo o vapor começava a ser liberado para a atmosfera?
- História | 6.03 Revolução Industrial
Entrar numa fábrica pela primeira vez podia ser uma experiência aterrorizante: o ruído e o movimento do maquinário; o ar sufocante, cheio de pó de algodão, muitas vezes, mantido opressivamente quente para reduzir a quebra; o fedor penetrante de óleo de baleia e de gordura animal usados para lubrificar as máquinas (antes da disponibilidade de produtos petrolíferos) e do suor de centenas de trabalhadores; os semblantes pálidos e os corpos doentios dos operários; o comportamento feroz dos supervisores, alguns dos quais carregavam cintos ou chicotes para impor disciplina. Nas salas de tecelagem, o barulho ensurdecedor de dezenas de teares, cada um com uma lançadeira recebendo pancadas de martelo umas sessenta vezes por minuto, impossibilitava que os trabalhadores se ouvissem.
(Joshua B. Freeman. Mastodontes: a história da fábrica e a construção do mundo moderno, 2019.)
O trabalho nas primeiras fábricas inglesas é caracterizado no excerto pela (o)