(MACKENZIE) O urânio - 238, após uma série de emissões nucleares de partículas alfa e beta, transforma-se no elemento químico chumbo - 206 que não mais se desintegra, pelo fato de possuir um núcleo estável. Dessa forma, é fornecida a equação global que representa o decaimento radioativo ocorrido.
Assim, analisando a equação acima, é correto afirmar-se que foram emitidas:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
A média aritmética entre os divisores primos e positivos do número 2310 é
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Durante a primeira rodada do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, foram distribuídos os 8 cabeças de chave entre os grupos. O resultado dessa rodada inicial está descrito na tabela abaixo.
Na segunda rodada do sorteio, outras 8 equipes, entre elas o Uruguai, seriam distribuídas entre os grupos, sendo uma em cada grupo. Como Brasil e Argentina também são países da América do Sul, as regras do sorteio impediam que o Uruguai fosse para o grupo D ou para o grupo E. Considerando que as chances de que o Uruguai fosse para qualquer outro grupo eram iguais, a probabilidade de que essa seleção caísse no grupo da Alemanha valia:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio
Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.
COSCARELLI. C. V. Linguagem em (Dis)curso. n. 3. set.-dez. 2009.
A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.
A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem
- Química | 3.8 Bioquímica
(UPF) A seguir, estão representadas, por meio da projeção de Fischer, a glicose, a frutose e a galactose.
Sobre essas substâncias, analise as seguintes afirmações:
I. Todas fazem parte da classe dos carboidratos.
II. Todas desviam o plano da luz polarizada no sentido horário.
III. Todas são isômeros entre si.
IV. A glicose e a galactose são enantiômeros entre si.
Está correto apenas o que se afirma em: