Os parasitoides são insetos diminutos, que têm hábitos bastante peculiares: suas larvas se desenvolvem dentro do corpo de outros animais. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.
Santo, M. M. E. et al. Parasitoides: insetos benéficos e curéis. Ciência Hoje, n. 291, abr. 2012 (adaptado).
O uso desses insetos na agricultura traz benefícios ambientais, pois diminui o(a):
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2012 1ª FASE) O monóxido de nitrogênio (NO) pode ser produzido diretamente a partir de dois gases que são os principais constituintes do ar atmosférico, por meio da reação representada por
N2(g) + O2(g) → 2NO(g) ΔH= + 180 kJ.
O NO pode ser oxidado, formando o dióxido de nitrogênio (NO2), um poluente atmosférico produzido nos motores a explosão:
2NO(g) + O2(g) → 2NO2(g) ΔH= – 114 kJ.
Tal poluente pode ser decomposto nos gases N2 e O2:
2NO2(g) → N2(g) + 2O2(g).
Essa última transformação
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Texto I
Principiei a leitura de má vontade. E logo emperrei na história de um menino vadio que, dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia deles opiniões sisudas e bons conselhos. Em seguida vinham outros irracionais, igualmente bem-intencionados e bem falantes. Havia a moscazinha que morava na parede de uma chaminé e voava à toa, desobedecendo às ordens maternas, e tanto voou que afinal caiu no fogo. Esses contos me intrigaram com o [livro] Barão de Macaúbas. Infelizmente um doutor, utilizando bichinhos, impunha-nos a linguagem dos doutores. — Queres tu brincar comigo? O passarinho, no galho, respondia com preceito e moral, e a mosca usava adjetivos colhidos no dicionário. A figura do barão manchava o frontispício do livro, e a gente percebia que era dele o pedantismo atribuído à mosca e ao passarinho. Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor e barão, pipilar conselhos, zumbir admoestações.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1986 (adaptado).
Texto II
Dado que a literatura, como a vida, ensina na medida em que atua com toda sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, enfrentando ainda assim os mais curiosos paradoxos, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem frequentemente o que as convenções desejariam banir. Aliás, essa espécie de inevitável contrabando é um dos meios por que o jovem entra em contato com realidades que se tenciona escamotear-lhe.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Duas Cidades. São Paulo: Ed. 34, 2002 (adaptado).
Os dois textos acima, com enfoques diferentes, abordam um mesmo problema, que se refere, simultaneamente, ao campo literário e ao social. Considerando-se a relação entre os dois textos, verifica-se que eles têm em comum o fato de que
- Arte
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2016.
Os azulejos das fachadas do centro histórico de São Luís (MA) integram o patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela Unesco. A técnica artística utilizada para a produção desses revestimentos advém das
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Por volta de 610 Maomé retirou-se às montanhas para rezar e meditar, vivendo como eremita. Em seguida, começou a pregar a existência de um deus único, Alá, e a prática do Islã, submissão total a deus. Poucos acreditam em Maomé, e os primeiros que se converteram foram seus parentes mais próximos. Conseguiu seguidores entre as pessoas mais humildes, que viam na nova religião a possibilidade de se libertar do domínio da aristocracia. [...] Pautados nos preceitos da nova religião, os seguidores de Maomé promoveram, em 630, a primeira guerra santa, contra Meca. Entraram triunfalmente na cidade e destruíram ídolos de pedra, menos a pedra negra.
ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. Horizontes da História. São Paulo: IBEP, 2005. p. 67.
Podemos apontar como consequências iniciais do islamismo:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
No laboratório de Física de uma escola, um aluno observa um objeto real através de uma lente divergente.A imagem vista por ele é: