(IFSP) Um técnico de laboratório químico precisa preparar algumas soluções aquosas, que são obtidas a partir das pastilhas da substância precursora no estado sólido. A solubilização desta substância consiste em um processo endotérmico. Ele está atrasado e precisa otimizar o tempo ao máximo, a fim de que essas soluções fiquem prontas.
Desse modo, assinale a alternativa que apresenta o que o técnico deve fazer para tornar o processo de dissolução mais rápido.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir.
Niños esclavos en los circos indios
El pasado 22 de mayo 2010 Fabián C. Barrio abandonó sus negocios en España, rompió con su vida hasta entonces y se montó en su moto para dar la vuelta al mundo. En sus aventuras descubrió una historia que le dejó tocado: la de los niños esclavizados en los circos indios. Un drama que afecta a más de 500 menores al año. Ahora se encuentra en India y Nepal para denunciar esta realidad tan poco conocida en Occidente.
Las historias son dramáticas: normalmente se trata de menores nepalíes, captados en las aldeas situadas a los pies del Himalaya, donde el sustento es tan complicado que las familias tienen muchas dificultades para sostener a sus hijos.
Los captadores de los circos llegan en furgoneta y prometen a los padres que sus hijos serán artistas de circo. Les dan 20 ó 30 dólares a cambio de que estampen su huella en un documento en inglés cuya trascendencia no comprenden. Y se llevan a sus hijos.
Una vez en La India los chicos pasan a vivir por y para el circo; y no pueden soñar con salir de allí.
Disponible en: <http://www.que.es/ultimas-noticias/internacionales/201402200801-ninos-esclavos-circos-indios.html>. Acceso el: 21 feb. 2014. (Fragmento)
Marca la alternativa en que el ser poseedor, indicado por el pronombre posesivo, está correcto, de acuerdo con el texto.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UPE) Como era a higiene no Palácio de Versalhes no século XVII?
Na época, os cuidados com a limpeza eram precários na Europa. Até mesmo o Palácio de Versalhes tinha a fama de ser imundo e habitado por moradores que não tinham higiene. Sem saneamento básico, a população vivia em meio à sujeira e a roedores. Essa condição também foi uma das causadoras da pandemia de peste bubônica, ou peste negra, como ficou conhecida. Anteriormente, a doença, transmitida pela picada de pulga, dizimou um terço da população europeia, entre a realeza e a plebe, no século XIV. Antes considerada um castigo de Deus, a peste trouxe o conceito de higiene pessoal ao mundo e, a passos lentos, mudou hábitos até chegar às pessoas limpas e cheirosas que conhecemos hoje.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/como-era-a-higiene-no-palacio-de-versalhes-no-seculo-17/ (Adaptado)
Considerando o que foi exposto no texto em relação à Europa no passado e comparando-se à realidade atual das políticas públicas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
No mito da caverna, de Platão, mostra-se como as aparências podem levar à ignorância e como o conhecimento permite que seja feita uma leitura correta da realidade.
Ao trazer as noções de essência e aparência, Platão faz uma relação entre o mundo inteligível (o mundo das ideias) e o mundo sensível (o mundo concreto, material, terreno).
Leia os textos a seguir a respeito desse mito:
Mito da caverna de Platão
O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VII de “A República”, onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.
A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.
Imaginemos agora que um destes prisioneiros é forçado a sair das amarras e vasculhar o interior da caverna. Ele veria que o que permitia a visão era a fogueira e que na verdade, os seres reais eram as estátuas e não as sombras. Perceberia que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, isto é, estando afastado da verdadeira realidade. Mas imaginemos ainda que esse mesmo prisioneiro fosse arrastado para fora da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se com a nova realidade, poderia voltar a enxergar as maravilhas dos seres fora da caverna. Não demoraria a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estátuas, sendo, portanto, mais reais. Significa dizer que ele poderia contemplar a verdadeira realidade, os seres como são em si mesmos. Não teria dificuldades em perceber que o Sol é a fonte da luz que o faz ver o real, bem como é desta fonte que provém toda existência (os ciclos de nascimento, do tempo, o calor que aquece etc.).
Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.
[...]
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm. Adaptado.
Na atualidade, o mundo virtual tem invadido constantemente o mundo real, ou seja, as pessoas passam demasiado tempo em frente às telas de seus celulares, vivenciando mais experiências virtuais (próprias ou alheias) que reais.
O texto abaixo retrata um tipo de situação como essa:
O Smartphone, Platão e a Alegoria da Caverna
A adolescente de prováveis 14 ou 15 anos se absorve no Smartphone, enquanto a mãe a chama diversas vezes até ser ouvida.
— Que é, mãe? — Grita ela.
— Olha aí do seu lado, e vê se a árvore de natal acende.
— Tá — responde ela.
Com dificuldade a jovem arranca os olhos hipnotizados do aparelho, e os fixa na árvore natalina.
— Acendeu? — Perguntou a mãe.
— Sim. Não. Sim. Não. Ô mãe, para de tirar a tomada da parede! — Impacienta-se a filha.
— Não tô tirando, não — devolve a mãe.
— Tá, sim. Agora apagou. Quando você põe na parede acende...
A bem-humorada história saiu do vídeo que recentemente rodou as redes sociais, e serve bem para ilustrar o comportamento de crianças, jovens e adultos mesmerizados pela tecnologia.
[...] A fixação pelos tablets, smartphones e celulares se tornou cidadã com direitos garantidos. Na China e nos Estados Unidos, foram criadas faixas exclusivas para pedestres que usam os aparelhos. A calçada foi dividida para os que passam com ou sem o “apêndice”, para evitar acidentes.
A Alegoria da Caverna, do filósofo grego Platão, é uma das mais poderosas metáforas para descrever a atual situação da humanidade.
O mito narra a vida de alguns homens que nasceram e cresceram dentro de uma caverna e que ali ficavam acorrentados – permanentemente voltados para a parede ao fundo dela. Nela contemplavam apenas o reflexo do que havia do lado de fora, sem jamais saberem da sua existência.
No virtual século 21, a vida acontece através das telas líquidas. Um dos grandes fabricantes de Smartphones com câmeras de alta definição garante que “as suas lembranças serão tão vibrantes quanto a vida real”.
Qual vida real?
Disponível em: http://www.itu.com.br/artigo/o-smartphone-platao-e-a-alegoria-da-caverna-20141212. Adaptado.
A discussão a respeito do que Platão constatou como movimentos alienantes da percepção humana já retornou em diversos moldes literários e midiáticos e ainda é algo amplamente discutido na nossa sociedade.
No exemplo abaixo observamos uma comparação, entre o Mito da Caverna e o filme Matrix, mostrando um paralelo entre o filme e as noções que Platão propôs.
Platão e os irmãos Wachowski
[...]
[Matrix] tem como cenário um futuro bastante sombrio, quando a maior parte da humanidade se encontra aprisionada pela Inteligência Artificial – sua própria criação. As máquinas que criaram a Matrix inseriram quase todos os seres humanos em uma realidade virtual, na qual vivem uma existência que não é, de fato, a sua.
O personagem principal – o hacker Neo [...] – é tirado dessa falsa realidade por aqueles que escaparam do domínio da Matrix. Representando a ponte entre o mundo real e o virtual está Morpheus [...], um dos principais líderes dos humanos sobreviventes nos subterrâneos do planeta.
Embora não seja algo tão explícito, a história levada à telona pelos irmãos Wachowski é uma referência significativa ao “Mito da Caverna”, criado pelo filósofo Platão há mais de 2400 anos. Nesta alegoria o pensador grego nos leva a refletir sobre o processo em que se dá o conhecimento. Ele ressalta que muitas vezes enxergarmos o mundo bem mais pela ótica da aparência (através dos sentidos) do que pela da essência (através da razão).
Platão, que foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, narrou no Mito da Caverna uma situação hipotética em que algumas pessoas teriam passado toda a vida, acorrentadas, dentro de uma caverna. Iluminados apenas pela luz de uma fogueira, estes prisioneiros viam projetadas na parede as sombras de tudo o que passava lá fora. Para eles aquilo era a única realidade.
No dia em que um deles consegue se soltar e fugir, a verdade muda de plano. Ele descobre que a realidade é algo completamente diferente de tudo que seus olhos se acostumaram a ver. Deslumbrado, o ex-prisioneiro resolve voltar à caverna para contar aos companheiros o que descobriu. No entanto, nenhum deles aceita a sua versão, uma vez que o conhecimento que tinham da realidade já estava cristalizado em suas mentes.
Assim como nessa alegoria, em Matrix os seres humanos que vivem uma rotina segura dentro de um mundo virtual perfeito resistem em ser acordados para a realidade. No início do filme, Neo se comporta como os prisioneiros do mito de Platão, que seguem vivendo uma história em que nada é verdade. Morpheus, por sua vez, é como o prisioneiro que se livra dos grilhões que o prendiam, conhece a verdade e se vê impelido a retornar para avisar aos demais que eles estão sendo enganados.
A história da Filosofia mostra que nenhuma teoria, por mais antiga que seja, deve ser considerada ultrapassada em termos de conteúdo. A explicação é simples: a evolução espiritual da humanidade não caminha lado a lado com a sua evolução mental, com a tecnologia oriunda dela. Sendo assim, há muito que aprender com os mestres do passado; há muitos enredos futuristas que se casam perfeitamente com histórias milenares.
Publicado por: Roberto D‘arte
Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/platao-os-irmaos-wachowski.htm. Adaptado.
Tendo como base os textos de apoio, escreva um texto dissertativo para expor sua opinião sobre: O uso dos smartphones afeta positiva ou negativamente a vida do ser humano no século XXI? Você deve defender seu posicionamento com, pelo menos, dois argumentos.
Instruções complementares:
Antes de iniciar:
Escolha uma posição bem definida sobre o tema;
Anote dois argumentos que defendam as suas ideias;
Você pode utilizar os textos de apoio para auxiliá-lo, mas não faça cópias.
A estrutura do seu texto deve ser:
Introdução (1 parágrafo): exposição do tema e da defesa de ideia (defesa do seu ponto de vista);
Desenvolvimento (1, 2 ou 3 parágrafos): exposição dos seus argumentos;
Conclusão (1 parágrafo): reafirmação da defesa de ideia (da defesa do seu ponto de vista).
Ao concluir o seu texto, faça a revisão, dê um título e passe a limpo.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O Painel intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.
IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://w5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out 2015 (adaptado)
Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UEMA) A incivilidade gourmet
(...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) “A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”.
Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.”
BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, N. 854.
A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em