(UEMA) Os peixes ósseos marinhos evoluíram ao que tudo indica de ancestrais de água doce, que possuem a tonicidade de seus líquidos internos bem maior que a tonicidade da água doce. Por isso, eles estão continuamente ganhando água do meio e perdendo sais, conforme o esquema abaixo.
Pode(m)-se identificar o(s) seguinte(s) tipo(s) de transporte(s) no esquema, apontados pelas setas 1 e 2:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Sem água líquida, a vida (pelo menos como a entendemos) não pode existir senão num estado de suspensão das funções vitais. O crescimento e a reprodução simplesmente não são possíveis. Assim, a busca de vida em outro lugar do sistema solar é, na realidade, uma busca de água. (ASHCROFT, 2001, p. 298).
Considerando-se a importância da água na manutenção dos sistemas vivos, pode-se afirmar: - Arte | 6.3 Arte Moderna no Brasil
TEXTO I
MONTEIRO, V do R. Atirador com arco, 1925. Disponível em: https://artsandculture.google.com. Acesso em: 20 jul. 2020.
TEXTO II
PORTINARI, C. Café, 1935. Disponível em: https://www.graogourmet.com. Acesso em: 20 jul. 2020.
As obras em destaque reforçam os ideais modernistas e representam uma mudança na estética brasileira, uma vez que
- Matemática | 15.2 Reta
Um programador visual deseja modificar uma imagem, aumentando seu comprimento e mantendo sua largura. As figuras 1 e 2 representam, respectivamente, a imagem original e a transformada pela duplicação do comprimento.
Para modelar todas as possibilidades de transformação no comprimento dessa imagem, o programador precisa descobrir os padrões de todas as retas que contêm os segmentos que contornam os olhos, o nariz e a boca e, em seguida, elaborar o programa.
No exemplo anterior, o segmento A1B1 da figura 1, contido na reta r1, transformou-se no segmento A2B2da figura 2, contido na reta r2.
Suponha que, mantendo constante a largura da imagem, seu comprimento seja multiplicado por n, sendo n um número inteiro e positivo, e que, dessa forma, a reta r1 sofra as mesmas transformações. Nessas condições, o segmento AnBn estará contido na reta rn.
A equação algébrica que descreve rn, no plano cartesiano, é:
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
- O professor vai iniciar a aula falando sobre fotomontagem. "A fotomontagem é um processo de fazer composição fotográfica fazendo recorte de fotografias reunindo outras fotografias. Essa técnica tem quase dois séculos de história, surgiu logo após a primeira guerra mundial na Alemanha. A fotomontagem é o gênero de expressão que evoluiu através da história, da fotografia e da arte contemporânea do século XX.
A fotomontagem pode ser utilizada para comunicar uma experiência visual concreta que o autor elege para representar sentimentos e ideias. Em suas diversas manifestações, a fotomontagem dividiu-se entre vertentes. A fotomontagem dadaísta e a construtivista buscou sempre a comunicação com o observador anônimo das grandes cidades, já a fotomontagem surrealista tinha como princípio a própria incomunicabilidade, o desejo sempre manifesto de não dar-se entender totalmente a ninguém."
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Acima, fotomontagens de Raoul Hausmann. Seu trabalho é satírico, niilista - característica própria dos dadaístas.
- O professor vai pedir aos alunos para formarem duplas.
- Esta atividade vai ser feita em duplas.
- Com o uso de uma câmera fotográfica digital, o professor vai pedir aos alunos, em duplas, para tirar diversas fotos uns dos outros, em posições diferentes.
- Pedir aos alunos para colocarem algumas imagens em preto e branco e outras coloridas. Esta alteração de cor pode ser feita na própria máquina digital.
- O professor deverá auxiliar os alunos no momento que estiverem alterando as cores das fotos.
- O professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e lá, imprimir as imagens em tamanhos diferentes. Se na sua escola não tiver laboratório de informática, peça a algum profissional da área para fazer esta impressão.
- Peça aos alunos para escolher uma foto que vai ser recortada de revistas ou jornais, para ser o fundo da fotomontagem que vai ser trabalhada. Pode ser um cenário qualquer, uma praça, uma paisagem, um quarto, etc.
- Em seguida, recorte as imagens das suas figuras das fotos que foram tiradas pelas duplas, e para finalizar, cole sobre o fundo escolhido.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: Leia a charge a seguir para responder a questão. Disponível em: http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html. Acesso em 01 nov. 2011.
Enunciado:
Leia a definição de verbo: “É a palavra variável que exprime um fato representado no tempo”.
Pude , pegou e contaminou são verbos retirados do texto.
(A) Cite em que pessoa e número esses verbos estão flexionados.
(B) Cite o tempo em que eles estão flexionados.