(UEMA) Os peixes ósseos marinhos evoluíram ao que tudo indica de ancestrais de água doce, que possuem a tonicidade de seus líquidos internos bem maior que a tonicidade da água doce. Por isso, eles estão continuamente ganhando água do meio e perdendo sais, conforme o esquema abaixo.
Pode(m)-se identificar o(s) seguinte(s) tipo(s) de transporte(s) no esquema, apontados pelas setas 1 e 2:
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Os planetas do Sistema Solar giram em torno do Sol. A Terra, por exemplo, está a aproximadamente 150 milhões de km 1u.a do Sol e demora 1 ano para dar uma volta em torno dele. A tabela a seguir traz algumas informações interessantes sobre o Sistema Solar.
Planeta
Distância média ao Sol (u.a.)
Diâmetro equatorial (km)
Mercúrio
0,4
4800
Vênus
0,7
12000
Terra
1,0
13000
Marte
1,5
6700
Júpiter
5,2
140000
Saturno
9,5
120000
Urano
20,0
52000
Netuno
30,0
49000
De acordo com a Tabela a razão entre os diâmetros equatoriais de Júpiter e da Terra, vale aproximadamente:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito o que se descobrir sobre o uso eficiente de recursos energéticos provenientes de fontes renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala.
BARBOSA, M. A sustentabilidade da energia renovável. Superinteressante, n, 102, 1996
Os recursos energéticos do tipo citado são provenientes de
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UECE) A água, substância essencial para todos os seres vivos:
- Biologia
(UNESP) Devido à sua composição química * a membrana é formada por lipídios e proteínas * ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho... No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 2.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(PUCRJ) Sobre uma superfície horizontal sem atrito, duas partículas de massas m e 4m se movem, respectivamente, com velocidades 2v e v (em módulo) na mesma direção e em sentidos opostos. Após colidirem, as partículas ficam grudadas.
Calcule a energia cinética do conjunto após a colisão, em função de m e v.