(MACKENZIE) Ao investigar as propriedades coligativas das soluções, um estudante promoveu o congelamento e a ebulição de três soluções aquosas de solutos não voláteis (A, B e C), ao nível do mar. O resultado obtido foi registrado na tabela abaixo.
Após a análise dos resultados obtidos, o estudante fez as seguintes afirmações:
I. a solução A é aquela que, dentre as soluções analisadas, apresenta maior concentração em mol/L.
II. a solução B é aquela que, dentre as soluções analisadas, apresenta menor pressão de vapor.
III. a solução C é aquela que, dentre as soluções analisadas, apresenta menor volatilidade.
De acordo com os dados fornecidos e com seus conhecimentos, pode-se dizer que apenas:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Analise as proposições apresentadas sobre os Fungos e, em seguida, classifique-as em (V), para as Verdadeiras ou (F), para as Falsas.
( ) Os fungos podem se reproduzir de modo sexuado onde teremos, de forma geral, a plasmogamia seguida pela cariogamia ou assexuada, podendo ocorrer por fragmentação do micélio, por brotamento ou por esporulação.
( ) Os cogumelos e as orelhas-de-pau são exemplos de corpos de frutificação de algumas espécies de fungos, sendo formados por agrupamentos compactos de hifas especiais, relacionadas aos processos de reprodução sexuada destes organismos.
( ) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados micélios, os quais contêm o material celular do fungo. O conjunto de micélios forma a hifa, que constitui o corpo do fungo.
( ) São organismos fundamentais no processo de ciclagem de matéria na natureza, pois as espécies sapróbias, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de decompositores.
( ) São organismos eucarióticos, autotróficos, uni ou multicelulares, que se nutrem por absorção e tem o glicogênio como substância de reserva.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Língua Portuguesa
FOLHA – Seus estudos mostram que, entre os mais escolarizados, há maior preocupação com a corrupção.
O acesso à educação melhorou no país, mas a aversão à corrupção não parece ter aumentado. Não se vê mais mobilizações como nos movimentos pelas Diretas ou no Fora Collor. Como explicar?
ALMEIDA – Esta questão foi objeto de grande controvérsia nos Estados Unidos. Quanto maior a escolarização, maior a participação política. Mas a escolaridade também cresceu lá, e não se viu aumento de mobilização. O que se discutiu, a partir da literatura mais recente, é que, para acontecerem grandes mobilizações, é necessária também a participação atuante de uma elite política. No caso das Diretas-Já, por exemplo, essa mobilização de cima para baixo foi fundamental. O governador de São Paulo na época, Franco Montoro, estava à frente da mobilização. No Rio, o governador Leonel Brizola liberou as catracas do metrô e deu ponto facultativo aos servidores. No caso de Collor, foi um fenômeno mais raro, pois a mobilização foi mais espontânea, mas não tão grande quanto nas Diretas. Porém, é preciso lembrar que Collor atravessava um momento econômico difícil. Isso ajuda a explicar por que ele caiu com os escândalos da época, enquanto Lula sobreviveu bem ao mensalão. Collor não tinha o apoio da elite nem da classe média ou pobre. Já Lula perdeu apoio das camadas mais altas, mas a população mais pobre estava satisfeita com o desempenho da economia. Isso fez toda a diferença nos dois casos. A preocupação de uma pessoa muito pobre está muito associada à sobrevivência, ao emprego, à saúde, à própria vida. Para nós, da elite, jornalistas, isso já está resolvido e outras questões aparecem como mais importantes. São dois mundos diferentes.(Adaptado de: GOIS, Antonio. Mais conscientes, menos mobilizados. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br//fsp/mais/fs2607200914.htm>. Acesso em: 26 jul. 2009).
Assinale o período em que ocorre a mesma relação de sentido indicada pelos termos destacados em “Quanto maior a escolarização, maior a participação política.”.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem e leia o texto a seguir:
Principais características da pirâmide de Gizé:
- - As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
- - A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".
- - Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.
- - Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides.
- - No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas.
Disponível:www.suapesquisa.com/monumentos/piramides_gize.htm. Acesso em: 02 out. 2011.
As pirâmides egípcias eram
- Geografia | 5.2 Migração
Existe um processo cada vez maior de globalização da mão de obra especializada. Isto é, não só da mão de obra especializadíssima, mas da mão de obra que vem sendo excepcionalmente requisitada no mundo inteiro e, portanto, não seguirá as regras normais de leis de imigração, do salário e das condições de trabalho.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
De acordo com o texto, na globalização, o tratamento ao migrante laboral condiciona-se pelo(a)
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIT) Investigadores da Universidade do Porto, em Portugal, conseguiram determinar o funcionamento do mecanismo que inicia a separação dos cromossomos quando as células se dividem, o que pode vir a permitir controlar erros na divisão celular que estão na origem de alguns tumores. Erros na divisão dos cromossomos podem originar células com um número anormal dessas moléculas e, ocorrendo em células adultas, “potencializar as etapas iniciais de carcinogênese” e aumentar a resistência das células cancerígenas a fármacos usados em quimioterapia.
A partir dessas considerações, conclui-se que, no processo de separação dos cromossomos, a divisão celular: