(PUCPR) 100 mg de nitrato de cálcio foram dissolvidos em 50 cm3 de água, à temperatura de 50° C Assinale a alternativa CORRETA, a qual traz a pressão a ser aplicada para impedir a osmose.
Dado: Ma (g/mol) : Ca = 40, N =14, O=16, R = 0,082 atm . l/mol K.
Questões relacionadas
- Física
Considere uma força horizontal F aplicada sobre a cunha 1, de massa m1=8,5 kg conforme mostra a figura abaixo. Não há atrito entre a cunha e o chão, e o coeficiente de atrito estático entre a cunha e o bloco 2, de massa m2=8,5 kg vale 0,200 O maior valor de F, em newtons, que pode ser aplicado à cunha, sem que o bloco comece a subir a rampa é:
Dados: g=10 m/s2 sen=0,6, cos=0,8
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UDESC) Para se chegar à descrição atual sobre a natureza da luz, caracterizada pelo comportamento dual (onda-partícula), houve debates épicos entre propositores e defensores de modelos explicativos divergentes. Sobre a natureza da luz, um dos debates que ficou marcado na história da Ciência envolveu grandes estudiosos, tendo de um lado Isaac Newton e de outro Christiaan Huygens. Focado no debate Newton-Huygens, relativo à natureza da luz, analise as proposições.
I. Dois aspectos centrais alimentavam o debate entre Newton e Huygens; o primeiro de natureza metodológica e o segundo que envolvia a aceitação ou não do conceito de vácuo e as suas implicações.
II. Newton e Huygens tinham concepções diferentes sobre o espaço físico e a natureza da luz, porém, concordavam que os modelos explicativos para a propagação da luz teriam que ser alcançados a partir de um modelo mecânico.
III. O debate Newton-Huygens ocorreu exclusivamente devido à divergência sobre o conceito de vácuo, mas ambos defendiam a natureza ondulatória da luz.
IV. Assumindo perspectivas teóricas e metodológicas diferentes, Newton propôs uma explicação corpuscular para a luz, enquanto Huygens defendia uma visão ondulatória para a luz.
Assinale a alternativa correta:
- Física | 3.5 Gases
Uma panela de pressão com volume interno de 3,0 litros e contendo 1,0 litro de água é levada ao fogo. No equilíbrio térmico, a quantidade de vapor de água que preenche o espaço restante é de 0,2 mol. A válvula de segurança da panela vem ajustada para que a pressão interna não ultrapasse 4,1 atm. Considerando o vapor de água como um gás ideal e desprezando o pequeno volume de água que se transformou em vapor, calcule a temperatura, em 102 K, atingida dentro da panela
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Garcia, em pé, mirava e estalava as unhas; Fortunato, na cadeira de balanço, olhava para o teto; Maria Luísa, perto da janela, concluía um trabalho de agulha. Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada. Tinham falado do dia, que estivera excelente – de Catumbi, onde morava o casal Fortunato, e de uma casa de saúde, que adiante se explicará. Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço.
Tinham falado também de outra coisa, além daquelas três, coisa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda a conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação.
ASSIS, M. de. A causa secreta. In: Várias histórias. Disponível em: www.literaturabrasileira.ufsc.br. Acesso em: 20 ago. 2014.
O fragmento lido integra o conto “A causa secreta”, de Machado de Assis. Nesse fragmento, as formas verbais contribuem para a coesão textual na medida em que
- Biologia | 15.2 Mutações
(FGV) O número de cromossomos presentes no núcleo celular é característico em cada espécie de ser vivo eucarionte, porém podem ocorrer variações geradas naturalmente pelo ambiente, ou intencionalmente por meio de procedimentos laboratoriais.
Em relação a essas variações no número de cromossomos nucleares, é correto afirmar que a poliploidia,