(UDESC) A reação de redução óxido de cobre II (CuO) pelo grafite (C) pode ser representada pela equação 1:
1) 2CuO(s) + C(s) -> 2Cu(s) + CO2(g)
Dados: A equação 2 e 3 mostram os DH de outras reações:
3) C(s) + O2(g) →CO2(g) ΔH = – 93 kcal
Com base nesses dados, pode-se afirmar que a reação 1 tem variação de entalpia (em kcal) igual a:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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[título]
Por Lincoln Paiva, às 13h30
A Folha de S.Paulo divulgou neste sábado, 17 de março, reportagem sobre a criação de um novo tributo estadual para proprietários de automóveis. O Governo ainda não entendeu que o problema da poluição e outros efeitos negativos do automóvel estão no uso e não na sua propriedade? Propor que todos paguem uma taxa para diminuir a poluição veicular, utilizando mais a bicicleta, estimulará apenas o uso do carro por parte de quem já utiliza o automóvel de forma racional, produzindo o efeito contrário.
[...]
Obviamente que aumentar o IPVA para criar a “Ciclotaxa” será um tremendo equívoco; o governo precisa desestimular o uso do carro, e não o direito de propriedade, senão o cidadão que usa o carro de forma racional será penalizado e o efeito será inverso: já que ele paga mais por ter carro, melhor usá-lo.
Incentivar a bicicleta é um dever do gestor público, e recursos para isso devem ser gerados em programas que realmente reduzem o uso do automóvel ou do CIDE- -Combustíveis porque não onera o cidadão.
Existem formas mais inteligentes para redução da poluição, como, por exemplo, o poluidor pagador (quem polui mais paga mais IPVA), ao passo que quem polui menos paga menos, estimulando a indústria e a própria Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e combustíveis mais limpos.
Por que precisa aumentar o IPVA? Não seria mais bonito instituir que 5% da arrecadação sejam destinados ao desenvolvimento de infraestrutura não motorizada? Alguém vai dizer que é preciso punir quem compra carro... Mas isso seria apenas ingenuidade.
(Disponível em: <http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2012-
-03-01_2012-03-31.html#2012_03-18_14_30_34-146065311-0>.
Acesso em: abr. 2012.)
Vocabulário:
CIDE: Contribuições de Intervenção sobre o Domínio Econômico. As CIDE-Combustíveis são impostos federais que incidem sobre importação e comercialização de combustíveis e devem ser aplicados, entre outras coisas, no desenvolvimento de programas ambientais para reduzir os efeitos da poluição causada pelo uso de combustíveis.
IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O melhor título para o artigo é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o trecho de uma narrativa de um grupo de amigos à procura de um tesouro perdido para responder a questão.
Nesta frase “E, cara, eu fiquei com medo” ( ℓ. 8), se reconhece que:
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A Terra é cercada pelo vácuo espacial e, assim, ela só perde energia ao irradiá-la para o espaço. O aquecimento global que se verifica hoje decorre de pequeno desequilíbrio energético, de cerca de 0,3%, entre a energia que a Terra recebe do Sol e a energia irradiada a cada segundo, algo em torno de 1 W/m2. Isso significa que a Terra acumula, anualmente, cerca de 1,6 × 1022 J. Considere que a energia necessária para transformar 1 kg de gelo a 0°C em água líquida seja igual a 3,2 × 105 J. Se toda a energia acumulada anualmente fosse usada para derreter o gelo nos polos (a 0°C), a quantidade de gelo derretida anualmente, em trilhões de toneladas, estaria entre
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Cientistas do país estudam interação entre a Antártica e a Amazônia
É difícil imaginar que a Antártica possa interferir no clima de um país tropical como o Brasil, mas a verdade é que o continente gelado influencia e é influenciado especialmente pelo que acontece na América do Sul, inclusive na Amazônia, causando secas na região e recebendo a poluição gerada ali.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 8 dez. 2017 (adaptado).
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(UEFS)
As forças das interações intermoleculares são responsáveis por manter os estados de agregação nos líquidos e nos sólidos moleculares, além de influir sobre a diferença de temperatura de ebulição entre essas substâncias. Embora a intensidade das interações intermoleculares represente um fator preponderante, o tamanho da molécula também influi sobre a temperatura de ebulição dessas substâncias.
A tabela apresenta as massas moleculares e os pontos de ebulição de algumas substâncias moleculares. A partir dessas informações e da análise desses dados da tabela, é correto afirmar: