(UECE) O ponto de ebulição do etanol em determinadas condições é 78,22° C. Ao dissolver um pouco de fenol no etanol, um estudante de química produziu uma solução com ponto de ebulição 78,82° C nas mesmas condições. Sabendo-se que o etanol tem Ke = 1,2o C . mol . kg-1 pode-se afirmar corretamente que a molalidade da solução é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O texto a seguir peca pela falta de coesão, pois há inúmeros termos repetidos que poderiam ser substituídos por pronomes ou por sinônimos. Leia-o atentamente.
Uma instituição que cuida de cães abandonados na Nova Zelândia está ensinando os cães abandonados a dirigir. O objetivo da brincadeira é encontrar novos lares para os cães abandonados, mostrando o quanto os cães abandonados podem ser inteligentes.
Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/>. Acesso em: 13 mar. 2013. Adaptado.
Assinale a alternativa em que o texto foi reescrito de maneira a ficar coeso, sem repetições desnecessárias e de acordo com a norma padrão da língua.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão,
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse;
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!
[…]
ANDRADE, Carlos Drummond de. E agora, José?. In: Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2004. p. 20.
É possível identificar o interlocutor a quem o eu lírico se dirige em:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Avental ou blusa velha
- Caixa de ovos
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel
- Rolinhos de tinta
- Caneta para retroprojetor – preta
- Jornal
PROCEDIMENTOS
- Inicialmente o professor vai falar sobre Leonardo da Vinci e suas obras para as
crianças. Falar sobre os retratos feitos por este artista. Mostrar algumas imagens.
- Falar e mostrar algumas imagens do artista Enno de Kron , que também vai servir de
referência para a realização deste trabalho.
Disponível: http://plastiquem.blogspot.com/2013/02/a-la-manera-denno-de-kron.html
- Se inspirando nas obras de Leonardo da Vinci e de Enno de Kron, cada criança vai ser
convidada a pintar retrato de um personagem fictício, criado por eles.
- O professor vai pedir as crianças para colocar o avental ou a blusa velha.
- Forrar as mesas com o jornal
- Distribuir as caixas de ovo para as crianças
- Instruir as crianças para escolher uma cor e pintar a caixa. Esta base vai servir de
fundo para o desenho.
- Espere secar.
- Peça as crianças para começar a desenhar o rosto que vai ser pintado nesta caixa.
- Pintar todo o rosto. O professor vai orientar as crianças para toda vez que forem
mudar a cor da tinta, lavar e secar os pincéis.
- Sugestão: contorne o rosto pintado com a caneta preta para retroprojetor.
- Depois de todas as pinturas prontas, peça as crianças para colocar um nome na sua
obra.
- Faça uma exposição bem legal no pátio da escola.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/122652789831638094/
O CLARO E O ESCURO DE LEONARDO DA VINCI
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
- Ciências - Fundamental | 08. O Ser Humano Percebe e Modifica o Ambiente
Descreva as modificações feitas pelo homem no ambiente retratado na imagem de Copacabana de 1893.